- Publicidade -
CotidianoOnda de calor deve atingir a região até o começo de maio

Onda de calor deve atingir a região até o começo de maio

A nova onda de calor deve atingir a região até o começo de maio, por volta do dia 2; veja a previsão para os próximos dias

- Publicidade -

A terça-feira (23) amanheceu fria em Campinas, mas a previsão é de calorão ao longo do dia. Um mês após o início do Outono a previsão é de uma nova onda de calor que vai atingir todo o estado de São Paulo.


Hoje a temperatura máxima em Campinas será de 32ºC, segundo a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp. A tendência para a quarta-feira é de
predomínio de sol e temperaturas entre 18ºC e 33ºC.

- Publicidade -

Até quando vai durar a onda de calor?


A nova onda de calor deve atingir a região até o começo de maio, por volta do dia 2.


Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), uma área de alta pressão ganha força sobre a região do Mato Grosso do Sul e do Paraná. As temperaturas na região já começaram a aumentar neste fim de semana.

Aos poucos, esse sistema migrará para o Sudeste do país, ocasionando também o aumento de temperaturas nos estados desta região, incluindo São Paulo. Ele atuará como um “bloqueio”, impedindo a entrada de novas frentes frias. Com isso, os estados terão ar quente e seco por alguns dias ininterruptamente.

O fenômeno fará com que a temperatura média de abril termine mais elevada.

- Publicidade -

Principais regiões afetadas pela onda de calor em SP  

Entre as regiões afetadas pela onda de calor em São Paulo, o serviço de meteorologia destaca principalmente a faixa central e o Oeste do estado. Nestas e outras regiões do país, as temperaturas devem atingir ou superar os 35°C em vários pontos. Além das tardes quentes, as madrugadas também devem permanecer abafadas para a época, principalmente no Oeste paulista, por conta do escoamento do ar quente próximo à virada de abril para maio.   

Por outro lado, em áreas do Leste de SP as mínimas podem ser mais baixas por causa da subsidência e o ar seco, o que resulta em uma amplitude térmica significativa entre as temperaturas máximas e mínimas ao longo do dia. Em algumas localidades, essa diferença por conta da amplitude térmica pode chegar a valores notáveis, como 18°C, 20°C ou até mesmo 22°C.  

De acordo com a Metsul, em cidades do Centro-Oeste e do interior de SP, as máximas no decorrer desta semana ficarão ao redor de 35°C. Alguns pontos podem atingir de 37°C a 39°C.  

A cidade de São Paulo deve ter tardes com máximas superando os 30°C, ainda de acordo com a MetSul. As temperaturas previstas para esta época do ano na cidade geralmente ficam em torno de 25°C. 

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Homem é preso com 68 kg de droga após ultrapassagem

Entregador de Piracicaba leva tiro depois de discutir com motorista

- Publicidade -
Luciana Félix
Luciana Félix
Supervisora de conteúdo do ACidade ON e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do ACidade ON Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -