Se o frio deu uma trégua nos últimos dias, principalmente durante o dia com máximas próximas aos 30ºC, ele deve aparecer com um pouco mais força ainda nesta semana na região. Isso porque uma frente fria vai reduzir as temperaturas médias a partir desta quinta-feira (29).
De acordo com a previsão, a frente fria avança pelo litoral da região Sul nesta quarta-feira e atinge o litoral de São Paulo ao longo da quinta-feira (29). Junto com essa frente fria, uma outra massa de ar frio, de origem polar, avançará para o mar na sexta e vai passar o fim de semana na altura do litoral do Uruguai e do Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM
Emdec faz bloqueios no trânsito para jogo do Guarani e Mirassol nesta quarta
Essa onda de frio vai voltar a derrubar as temperaturas na região de Campinas a partir desta quinta-feira (29). De acordo com a previsão, as mínimas não devem ultrapassar 13ºC até o sábado (1º). Além disso, a massa de ar frio de origem polar irá causar uma mudança nos ventos, o que aumenta a sensação de frio.
Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, a frente fria irá passar pelo Litoral do estado, trazendo chuva para a faixa leste de São Paulo. Na capital a temperatura máxima cai de 28ºC para 21ºC desta quarta para a quinta-feira, 29. O sol também vai embora a pode haver pancadas de chuva na noite de quinta.
“Vai ter a passagem da frente fria amanhã pelo oceano, vai trazer chuva para a faixa leste, pode trazer alguma chuva na capital, no litoral certamente entre quinta e o domingo. O litoral vai ficar com o tempo mais fechado”, explica Ana Ávila, meteorologista do Centro.
Já para a região de Campinas, as chances de chuva são menores. De acordo com Ana Ávila, a principal mudança climática causada pela frente fria será na intensidade dos ventos e aumento na nebulosidade.
“Aqui na nossa região vai ter uma mudança nos ventos. A gente vai sentir um aumento na nebulosidade amanhã e sexta, mas pouquíssimas chances de chuva. Claro que a gente não descarta, mas são poucas as chances. Ligeiro e rápido aumento da umidade relativa do ar, que vem em níveis mais baixos”, explica.
QUEDA NAS TEMPERATURAS
A massa de ar frio de origem polar deve causar uma ligeira queda nas temperaturas. Segundo a previsão, as temperaturas seguem normais pela manhã, mas as mínimas não sobem muito no decorrer do dia.
“A gente vai ter um declínio, as temperaturas diminuem. Na quinta-feira, a temperatura amanhece com média normal, em torno de 14ºC e máxima em torno de 26ºC. Na sexta-feira, a temperatura já em torno de 13ºC e 25ºC. No sábado, a temperatura em torno dos 13ºC e 26ºC”, acrescenta a meteorologista.
Com o aumento nos ventos e na nebulosidade, a sensação de frio deve aumentar nos próximos dias. “Não é um declínio importante, mas a gente vai sentir bastante, principalmente durante o dia”, finaliza.
LEIA MAIS
Censo 2022: número de domicílios aumenta 34% em 12 anos; confira