- Publicidade -
CotidianoOndas de calor e chuva fazem explodir risco de dengue

Ondas de calor e chuva fazem explodir risco de dengue

Por isso, é fundamental que a população combata os criadores, alerta a Prefeitura, que alerta para uma possível explosão no número de casos

- Publicidade -

As sucessivas ondas de calor registradas em novembro, combinadas com períodos chuvosos, aumentaram significativamente os riscos de proliferação da dengue em Campinas. O mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, encontra condições ideais para se reproduzir nas altas temperaturas e no acúmulo de água em diversos pontos da cidade.

Diante desse cenário, a Prefeitura emitiu um alerta enfatizando a importância de a população combater os focos de reprodução do mosquito. Há uma preocupação com a possibilidade de um aumento expressivo no número de casos.

- Publicidade -

Sidnei Furtado, coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, destacou que novas ondas de calor são previstas para 2024.

“Este foi um ano de grandes aprendizados sobre as ondas de calor e estamos buscando estratégias para aperfeiçoar as ações de prevenção e respostas para enfrentamento”.

Em abril, Campinas declarou epidemia de dengue, e, para se ter uma ideia do que está ocorrendo agora na cidade, o monitoramento de dados da Secretaria de Saúde indica que:

  • o total de casos registrados entre outubro e a primeira quinzena de novembro – deste ano – já supera a quantidade do mesmo período de 2022
  • neste intervalo, o número de registros confirmados foi de 110 para 146: alta de 32,7 %

“Esse número pode ser ainda maior, uma vez que ainda estão sendo investigados 600 casos suspeitos da doença”, afirma o coordenador do Programa de Arboviroses e Zoonoses de Campinas, Fausto de Almeida Marinho Neto.

Prevenção

Marinho destaca que, apesar do poder público fazer ações de combate à dengue permanentemente, que é essencial que a população colabore.

“Basta reservar 10 minutos por semana para percorrer o ambiente domiciliar e eliminar os focos de água parada. Esses preciosos minutos fazem toda a diferença”, declara.

- Publicidade -

Ações:

  • Vedar a caixa d’água
  • Deixar vasos sanitários que não estão sendo usados com tampa abaixada
  • Evitar acúmulo de água em latas, pneus e pratos de plantas

Sintomas

  • febre alta
  • febre repentina
  • dor no corpo
  • manchas vermelhas na pele
  • vômito
  • diarreia

Caso tenha estes sintomas, o morador deve procurar uma das unidades de saúde de Campinas para receber atendimento médico.

A orientação da Secretaria de Saúde para pacientes com sintomas é buscar um dos 67 centros de saúde da cidade.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

Grávida de quíntuplos anuncia perda de bebês

Dengue é mais perigosa em crianças? Veja sintomas e formas de prevenção

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -