A Prefeitura de Campinas divulgou, nesta quinta-feira (30), as medidas para a Operação Chuvas de Verão, que terá vigência a partir de sexta-feira (1º) até 31 de março do próximo ano. Neste período, diversas áreas da Administração estarão em alerta para situações de emergência e desastres ocasionados por chuvas intensas e temporais típicos do Verão. Ao todo, serão 30 plantonistas trabalhando em revezamento, 24 horas por dia.
Entre as medidas anunciadas, destaca-se o monitoramento contínuo dos índices pluviométricos e da previsão meteorológica. O acompanhamento possibilitará o envio de alertas à população e aos órgãos responsáveis. Além disso, estão previstas vistorias em áreas de risco, bem como a implementação de ações preventivas para redução de possíveis riscos.
“A Operação Verão reúne a administração direta e indireta do município, órgãos estaduais e a sociedade civil em um trabalho integrado para minimizar riscos de desastres e enfrentar situações relacionadas às chuvas”, afirma o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
Kit para famílias desabrigadas
Durante a reunião, a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, apresentou o projeto do kit de linha branca para famílias desabrigadas.
O item terá travesseiro, fronha, lençol, toalha e itens de higiene, como shampoo, condicionador, sabonete, absorvente, lâmina de barbear, desodorante, pente, escova e pasta de dentes. O kit será adicionado ao que já é oferecido, com colchão, cobertor e cartão nutrir no valor de R$ 116,48.
Alertas da Defesa Civil
A operação também pretende promover o envolvimento da sociedade em ações de autoproteção. Com isso, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil e do Deinfo (Departamento de Informatização) da Secretaria de Chefia de Gabinete, atualizou o site Campinas Resiliente.
O endereço eletrônico reúne todos os alertas, informações sobre o clima e ferramentas de monitoramento ao alcance da população. Além disso, oferece publicação de ações de redução de riscos e desastres, e painéis interativos que contam com medidas de segurança em caso de eventos perigosos.
No site, ainda é possível cadastrar o seu celular para receber os alertas da Defesa Civil de Campinas através do SMS ou do WhatsApp.
Plano de Contingência
Em 24 de novembro, o decreto da operação foi publicado no Diário Oficial e instituiu o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil com quatro níveis, sendo eles:
- Estado de Observação: até 80mm de chuva, acompanhamento dos índices pluviométricos;
- Estado de Atenção: a partir de 80,1mm, vistoria de campo nas áreas anteriormente identificadas;
- Estado de Alerta: após vistoria de órgão técnico designado pela coordenadoria estadual de proteção e defesa civil (Cepdec), remoção preventiva da população das áreas de risco iminente indicadas pelas vistorias;
- Estado de Alerta máximo: remoção de toda a população que habita áreas de risco, indicadas por vistoria de órgão designado pela Cepdec.
Áreas de risco
O Plano de Contingência ainda alerta para 18 áreas de risco na cidade de Campinas durante os períodos de chuva mais volumosa. Confira:
- Vale das Garças – Vila Holândia;
- Jardim Santa Mônica, Jardim São Marcos e Jardim Campineiro;
- Jardim Ipaussurama;
- Jardim Rossin – Núcleo Princesa D´oeste, Jardim Florence II;
- Jardim Florence I;
- Jardim Campina Grande, Satélite Íris;
- Sousas – Rua Quinze de Novembro “Beco Do Mokarzel”;
- Jardim Novo Flamboyant “Buraco Do Sapo”;
- Jardim Novo Flamboyant;
- Jardim Itatiaia – Jardim São Fernando – Jardim Baronesa;
- Jardim Andorinhas;
- Jardim Tamoio – Rua Salomão Abud;
- Parque Oziel;
- Jardim Monte Cristo – Jardim do Lago I – Jardim Das Bandeiras II;
- Jardim Irmãos Sigrist;
- Jardim Santo Antônio – Rua Martinica;
- Parque Universitário – Avenida Aglaia;
- Jardim Campos Elíseos.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Grávida de quíntuplos anuncia perda de bebês
Dengue é mais perigosa em crianças? Veja sintomas e formas de prevenção