As altas temperaturas dos últimos dias já têm data para acabar. Além do início do Outono, esta quarta-feira (20) também marca o fim da onda de calor. O avanço de uma nova frente fria já deve trazer mudanças nas condições de tempo no primeiro dia da nova estação.
O fenômeno meteorológico deve provocar não apenas uma queda nas temperaturas ao redor do estado de São Paulo, podendo cair cerca de 8°C em alguns locais, como também risco de temporais em algumas regiões. A temperatura máxima em Campinas nesta sexta-feira (22) não vai passar de 25ºC (veja mais abaixo).
De acordo com a previsão do Climatempo, a passagem do sistema na noite da quarta-feira (20) vai aumentar a condição de temporal sobre o Oeste e Sul do Rio Grande do Sul. Haverá muita entrada de umidade já provocando mais nuvens de chuva na metade norte do estado gaúcho e o risco de temporal aumenta na Serra e na capital Porto Alegre.
Fim da onda de calor e início do Outono
O primeiro dia do Outono ainda deve ser quente e abafado em São Paulo, assim como em Santa Catarina e no Paraná, com condição de pancadas moderadas a forte a partir da tarde, de acordo com o serviço de meteorologia.
Na quinta-feira (21), com o avanço do sistema em direção ao Sudeste, as pancadas ganham mais intensidade em São Paulo, Santa Catarina, Paraná, litoral Sul do Rio De Janeiro e na divisa dos dois estados com Minas Gerais. Neste dia, o risco de temporais aumenta – inclusive nas capitais.
O Climatempo explica que a passagem desta frente fria encerra o período de bloqueio atmosférico e marca o fim da onda de calor no país. “Teremos a entrada de um pouco de ar frio que vai aliviar o calor intenso em muitos estados brasileiros. A semana vai terminar com temperaturas mais baixas no Sul e no Sudeste e diminuição das temperaturas altas no Centro-Oeste do país”.
Frente fria em Campinas
A região de Campinas também deve ter um alívio no calorão com a passagem da frente fria. Moradores podem esperar chuvas mais volumosas e de caráter generalizado, bem distribuídas na região, assim como de uma queda nas temperaturas entre sexta-feira (22) e o final de semana, conforme aponta o meteorologista Bruno Bainy, do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp.
Segundo ele, apesar do alívio, a queda não deve ser muito drástica, mas ventos mais intensos também podem ajudar a baixar a sensação do calor extremo.
Para se ter uma ideia do que esperar, a previsão do Climatempo indica mínima de 20°C e máxima de 25°C para a sexta-feira (22), uma queda de 8°C na máxima em comparação com o dia anterior, já que a previsão de quinta-feira (21) é de mínima de 23°C e máxima de 33°C.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
São José é o Santo protetor do que?
MPF quer responsabilizar Ustra, Fleury e mais 40 por atos na ditadura