- Publicidade -
CotidianoPacientes com diabetes denunciam falta de insulina há três meses em Campinas

Pacientes com diabetes denunciam falta de insulina há três meses em Campinas

Departamento Regional de Saúde de Campinas informou que a insulina está em processo de compra, mas que não há prazo de entrega para os pacientes

- Publicidade -

Pacientes que fazem uso de insulina para controle de diabetes reclamam que estão há três meses sem conseguir a medicação na farmácia de Alto Custo de Campinas. As pessoas afetadas fazem tratamento para diabetes tipo 1, a mais severa da doença, que é tratada com reposição do hormônio, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas para controlar o nível de glicose no sangue. Sem acesso ao remédio, os pacientes temem ter complicações de saúde.

O vendedor André Rey, diagnosticado com diabetes há 20 anos, conquistou na Justiça, em 2016, o direito de receber gratuitamente seus medicamentos na farmácia de Alto Custo. No entanto, ele relata que, ao comparecer à unidade da Avenida Orosimbo Maia, consegue apenas parte dos insumos necessários, mas não o mais importante: a insulina.

“A situação está complicada. Se falta para um, falta para todos”, desabafou.

O que diz a Prefeitura?

O Departamento Regional de Saúde de Campinas informou que a insulina Novorapid, utilizada pelo vendedor, está em processo de compra. O DRS não mencionou prazo, mas explicou que os pacientes que utilizam vão receber orientações para retirada do medicamento assim que possível.

Por conta da falta, o vendedor diz que tem recorrido a grupos de doações, uma vez que precisa seguir o tratamento com a insulina da qual já faz uso – e essa é a orientação de médicos, já que a troca pode atrapalhar o tratamento.

Falta de insulina traz danos

Segundo o médico endocrinologista Marcelo Miranda, ficar sem insulina traz danos a curto e longo prazo, causar infecções, afetar a função dos rins, entre outros.

“A pessoa que tem diabetes do tipo 1 e faz uso de insulina, depende exclusivamente desse tratamento para sobreviver. A falta de insulina pode provocar o colapso dos órgãos em poucas horas. Além disso, claro, se a pessoa ficar mais tempo sem insulina ela vai ter complicações crônicas da falta da insulina, e da descompensação do diabetes, que são as complicações renais, nos olhos, e cardiovasculares”, explica Miranda.

*Com informações de Gustavo Nolasco/EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

- Publicidade -

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA

Nova onda de calor? Veja como ficam as temperaturas na primeira semana da Primavera

Zoonoses abre 60 vagas para castração gratuita de cães e gatos

- Publicidade -
Laura Nardi
Laura Nardi
Assistente de Mídias Digitais no ACidade ON Campinas. Graduanda em Jornalismo pela PUC-Campinas, tem passagem pelos portais Tudo EP e Jornal de Valinhos. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -