Pacientes fizeram um protesto na manhã desta terça-feira (30) contra a falta de remédios na Farmácia Judicial de alto custo de Campinas. A manifestação aconteceu em frente ao Departamento Regional de Saúde. Eles usaram nariz de palhaço, cartazes e apitos.
A reclamação é quanto a falta de insumos e remédios de alto custo, principalmente para diabéticos. Na frente da unidade eles repetiam palavra de ordem com pedidos como insulina.
“Os insumos da bomba de insulina mesmo é um tratamento caro. Tem gente que não consegue nem ter o que comer e imagina para comprar esses insumos e remédios de alto custo. A gente precisa disso, não podemos ficar um dia sem que já dá diferença na glicemia”, afirmou a autônoma Wania Dias Lima Nascimento.
Pediram atendimento mais humanizado na farmácia de remédio de alto custo
Nos cartazes os manifestantes também pediram que no local tenha um farmacêutico e um atendimento humanizado na farmácia de remédio de alto custo.
Andréia foi buscar um medicamentos pra mãe que tem arritmia. “Falaram que não chegou a medicação e que não tem data para retorno. Tenho que ficar vindo, com isso perdemos tempo, dinheiro, chegando atrasado no trabalho. Minha mãe não pode ficar sem o medicamento porque ela tem arritmia grave, se ficar sem o remédio pode sofrer trambose, AVC e até um infarto”, explicou Andréia Martins de Oliveira.
A cerimonialista Luciana Cervantes também não conseguiu retirar o que precisava para parentes que tem diabetes e insuficiência renal.
“Vim no começo do mês e não tinha reservatório para bomba de insulina. Hoje vim para um parente e não tem reservatório também. Além de outro medicamento de outro parente que tem problema renal, que tem diabetes também. Está sempre faltando alguma coisa sempre, afirmou.
Segundo os manifestantes, alguns medicamentos estão em falta desde o ano passado. A Farmácia de Alto Custo do Departamento Regional de Saúde de Campinas é do governo do Estado. A reportagem entrou em contato com o Estado sobre a manifestação de hoje, mas até o fechamento desta matéria o pedido de posição não havia sido atendido. Assim que isso ocorrer essa matéria será atualizada.
Vale lembrar que esses pacientes tem decisão judicial para receber os medicamentos.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
O que aconteceu com a marca de chocolates Pan?
Flipside: Instagram testa recurso para criar perfil alternativo