Uma padaria no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, foi interditada pelo Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde). A interdição ocorreu na quarta-feira (16), mas foi divulgada nesta quinta (17). O nome da padaria e o endereço não foram informados pela Prefeitura de Campinas.
De acordo com a equipe da Devisa, a interdição foi motivada pelo não cumprimento dos requisitos de boas práticas na manipulação e armazenamento dos alimentos. No estabelecimento, foi constatado:
- o acúmulo de objetos em desuso, resíduos de alimentos em vários locais da padaria
- sujidades e a ausência de barreiras físicas que impedem a entrada de animais como insetos, baratas e ratos
- falta de controle/monitoramento de temperatura dos alimentos em todas as etapas, ausência de procedimento de higienização dos alimentos, produtos preparados sem identificação e sem controle da validade, dentre outras infrações
LEIA TAMBÉM
Shoppings de Campinas têm 4,3 mil vagas de emprego no fim de ano; veja o que fazer
Corpo de diretor de futebol morto no Boa Vista, em Campinas, será velado nesta quinta-feira
FISCALIZAÇÃO
A fiscalização foi feita em atendimento a denúncias anônimas recebidas pelo serviço156 da Prefeitura de Campinas. Após a correção das infrações, o estabelecimento poderá solicitar a desinterdição.
Conforme a responsável pelo Setor de Vigilância Sanitária de Alimentos, Maria Alice Franzini Codarin, o cumprimento das boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos, bem como estrutura física adequada à atividade desenvolvida são essenciais para proteger a saúde da população das doenças transmitidas por alimentos.
DENÚNCIAS
Codarin destaca que é importante que a população denuncie. “Quando observadas situações contrárias ao cumprimento das boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos, a denúncia pode ser registrada no sistema 156, que pode ser acessado via telefone, internet e smartphone”, informa a responsável do Setor de Vigilância Sanitária de Alimentos.