Um trecho do paredão que cerca a represa de Cosmópolis rompeu na madrugada desta quinta-feira (9). Segundo a Prefeitura, bairros que ficam próximos à barragem podem ser afetados com a quantidade de água que o Rio Pirapitingui recebeu após o rompimento. A represa fornece água para toda a cidade, e com isso, o município pode registrar problemas no abastecimento.
O rompimento aconteceu por volta das 2h e durante a madrugada, bombeiros, Defesa Civil e o prefeito foram ao local. Ninguém ficou ferido, e as causas do rompimento ainda serão investigadas.
Nas redes sociais, o prefeito da cidade, prefeito Junior Felisbino (PP), indicou que ainda não se sabe o que causou o incidente, e bairros e cidades próximas foram alertados.
“Houve um rompimento aqui, infelizmente, no nosso ‘paredão’. A gente não sabe ainda se foi devido ao grande volume de água, de chuva que aconteceram para cima do rio que abastece a nossa represa. Já informamos a Defesa Civil do Estado de São Paulo, os municípios de Americana, Limeira, e também a população próxima ali, Moradas de Calorina, assentamento Milton Santos, para que tomem ciência e as devidas precauções”, alertou.
Por causa do rompimento, a ponte e o trecho que dá acesso a represa foram interditados. O reservatório de água estava com 4,5m. Já às 6h30, segundo a Prefeitura, estava com 2 metros, e baixando.
“Baixou demais. Foi um desastre. Desde as 2h estamos acompanhando de perto. Essa barragem é o nosso paredão que todo mundo conhece. Foi uma tragédia. É o maior reservatório que abastece toda a cidade. Perdemos um grande volume de água, metade da água foi embora. Estamos tomando as medidas cabíveis”, lamentou o prefeito Junior Felisbino em entrevista à EPTV.
Segundo a prefeitura, a partir de agora será montado um gabinete de crise para acompanhar os desdobramentos do incidente. O prefeito fez apelo para a população que economize água até a criação de uma nova adutora.
O QUE DIZ AS CIDADES PRÓXIMAS
Com risco de que o volume de água possa causar cheias em outras cidades, a prefeitura de Cosmópolis alertou as prefeituras da região. Em Americana, o coordenador da Defesa Civil informou que equipes fazem o monitoramento de bairros que ficam próximos à represa e a princípio constataram que não houve vítimas e nem inundação.
Em Piracicaba, o secretário da Defesa Civil também afirmou que por enquanto não houve reflexos na cidade.