Os pedidos de atestado sanitário em Campinas aumentaram 12,5 vezes em janeiro com o aumento do número de casos de gripe e covid-19 no município. O documento, oferecido pela Prefeitura, serve para que infectados leves possam se ausentar do trabalho por três dias.
Somente entre 1º e 12 de janeiro a Prefeitura já recebeu 1.903 pedidos de atestados sanitários. Aumento de 12,5 vezes se comparado a todo mês de dezembro, quando foram solicitados 152 documentos. Em relação a fevereiro do ano passado, o aumento é ainda maior, 15 vezes.
A informação foi divulgada pela secretaria de Saúde nesta quarta-feira (13) em live oficial, que anunciou ainda o cancelamento de festas privadas de Carnaval e limitou eventos (leia mais aqui).
Segundo a Administração, desde o início do ano, as unidades de saúde de Campinas têm registrado grande aumento na demanda de pacientes com suspeita de covid-19 e gripe. Entretanto, segundo o diretor técnico do Hospital Mário Gatti, Carlos Arca, 99% dos pacientes procuram a unidade com sintomas gripais leves.
“É uma tosse, um mal estar, uma dor de garganta, um nariz escorrendo, o interesse da pessoa é mais conseguir um teste. É um teste não vai trazer muita novidade neste caso. A disseminação da variante ômicron na cidade já é dada. Todos nós vamos ter em algum momento”, disse Arca.
FAIXA ETÁRIA
Ainda de acordo com o diretor técnico, chama a atenção a faixa etária dos pacientes. “É o pessoal entre 20 e 60 anos, que trabalha e precisa de um documento. Então, a Prefeitura disponibilizou desde o início da pandemia o atestado sanitário”.
O documento garante a ausência no trabalho por três dias e encaminha o possível infectado para atendimento na saúde. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas com suspeita do vírus pela cidade, já que o atestado também obriga o cidadão a permanecer em isolamento.
VEJA OS DADOS
Fevereiro: 126
Março: 241
Abril: 120
Maio: 247
Junho: 630
Julho: 281
Agosto: 533
Setembro: 350
Outubro: 171
Novembro: 206
Dezembro: 152
Até 12 de janeiro: 1903
COMO SOLICITAR
O documento é válido para morador ou quem trabalha na cidade e pode ser solicitado por meio de autodeclaração preenchida no endereço covid-19.campinas.sp.gov.br/atestado-sanitario, ou então pelo serviço telefônico 160.
Para isso, é necessária a presença de dois ou mais desses sintomas de síndrome gripal e que são compatíveis também com a covid-19: febre/sensação de febre, coriza/nariz escorrendo, tosse seca, congestão nasal/nariz entupido, dor de garganta, tosse com catarro, dor no corpo, perda de olfato, perda de paladar.
Os pedidos serão direcionados a um profissional de saúde que entrará em contato por telefone com o solicitante. O trabalho será feito por uma equipe do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) da pasta de Saúde. Os dados são avaliados e o atestado é enviado em até 24 horas, por um e-mail.