Pedreira iniciou a remoção de árvores invasoras da espécie “Leucena” existentes na Praça Epitácio Pessoa. A ação faz parte do Plano de Arborização Urbano Municipal, que visa readequar o local com espécies nativas. O trabalho acontece durante toda a semana.
As “Leucenas” são árvores originárias da América Central e foram introduzidas no Brasil para a alimentação de porcos, bois e cabras. Eles têm um crescimento rápido, boa capacidade de adaptação e resistência à seca. Segundo a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Pedreira, a espécie se proliferou de forma descontrolada e invadiu vegetação local.
De acordo com o engenheiro florestal José Renato Belotto, a remoção das invasoras é necessária para que espécies nativas do bioma local sejam plantadas. “As Leucenas nascem espontaneamente e prejudicam as nativas, pois têm crescimento agressivo e impedem que a luz solar chegue às mudas que serão plantadas”, explica.
Conforme a pasta, todas as Leucenas removidas ao longo da semana serão compensadas através do plantio de mudas de espécies da região.