*Matéria atualizada às 16h35 do dia 15 de janeiro de 2021.
Imagens feitas por moradores do Jardim Amanda, em Hortolândia, mostram milhares de peixes mortos em uma lagoa do bairro. A situação foi flagrada na manhã deste sábado (15).
De acordo com os vizinhos do local, os peixes apareceram mortos entre ontem (14) e hoje e não se sabe o que poderia ter causado o problema.
O QUE DIZ A PREFEITURA
A Prefeitura de Hortolândia foi procurada e se manifestou sobre o caso através de nota. Segundo o município, as equipes das pastsa de Serviços Urbanos e Meio Ambiente já estão cientes da situação.
A fiscalização na lagoa foi feita na sexta e constatou “mau cheiro e coloração diferente da água”. A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) foi acionada pela cidade para avaliar o local (veja abaixo).
“A Prefeitura ainda ressalta que realiza constantemente ações de fiscalização ambiental no município e de limpeza e retirada das plantas aguapés do espelho dágua nas lagoas”, informou o comunicado.
No texto, o município diz ainda “que é necessária a colaboração dos moradores para que não realizem ligações irregulares nas redes de esgotos” e que evitem o despejo de dejetos domésticos, causando a contaminação e a morte de animais.
O QUE DIZ A CETESB
Em nota, a Cetesb informou que um técnico da companhia fez vistoria e medições no local. “A causa mais provável é o revolvimento da matéria orgânica de fundo, que provocou uma diminuição do oxigênio dissolvido no corpo hídrico”, detalhou o comunicado.
Ainda conforme o texto, “foram obtidos dois resultados, em dois pontos da lagoa, com concentrações baixas” e mais detalhes serão concedido na segunda-feira (17).