Uma pesquisa produzida por uma escola online de idiomas apontou que Campinas é a cidade brasileira onde os motoristas mais falam palavrões no trânsito. O estudo ouviu 1.639 pessoas de 15 capitais do país.
Realizado pela Preply, o levantamento mostra que 33,33% dos campineiros entrevistados assumiram que já xingaram enquanto estavam dirigindo. O índice de condutores é o maior entre as cidades e equivale ao dobro do percentual do resto do Brasil, que é de 16,65%.
Segundo o balanço, existem alguns contextos em que as pessoas xingam com mais frequência: em casa, dirigindo, quando saem com amigos e no trabalho. Além disso, cada cidadão “boca suja” de Campinas fala, em média, três palavrões por dia.
LEIA TAMBÉM
Em meio a lotação, Mário Gattinho, em Campinas, abre 15 leitos de enfermaria
CIDADES QUE MAIS XINGAM
No ranking das cidades que mais xingam, Campinas ocupa a sexta posição. A lista é liderada por Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF), com oito xingamentos por pessoa por dia. Logo atrás vem São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG), com sete palavrões.
Por outro lado, quando os campineiros foram questionados a respeito das circunstâncias em que menos falam palavrões, 89,47% dos ouvidos afirmou que evita xingar quando está à mesa de jantar.
Participaram do levantamento pessoas que moram há pelo menos 12 meses nas capitais entrevistadas. Para determinar o ranking, os moradores contaram o número de vezes que costumam falar palavrões. A partir das respostas, a Preply tirou a média.