A Polícia Federal faz nesta quinta-feira (6) uma operação com o objetivo de capturar foragidos da Operação Lesa Pátria, que busca prender envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023. A ação cumpre três mandados de prisão preventiva na região, sendo um em Campinas e dois em Sumaré.
Por enquanto, uma pessoa foi presa em Sumaré.
Entenda a operação sobre foragidos dos atos de 8 de janeiro
Os policiais federais cumprem os mandados, expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal), em 18 estados e no Distrito Federal para a captura de investigados e condenados vinculados aos atos de 8 de janeiro de 2023.
Segundo a PF, mais de 200 réus pelos atos do dia 8 de janeiro, deliberadamente, descumpriram medidas cautelares judiciais ou ainda fugiram para outros países, com o objetivo de escaparem das condenações.
Até o momento, 45 pessoas foram presas nos estados do Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Bahia, Paraná e no DF. A PF continua realizando diligências para localizar e capturar outros 163 condenados ou investigados considerados foragidos.
Operação Lesa Pátria
Ao longo de 27 fases, a Operação Lesa Pátria realizou centenas de prisões por conta de vândalos, financiadores, autoridades omissas e incitadores dos crimes realizados no início do ano passado em Brasília.
Os fatos investigados pela operação constituem os crimes de:
- Abolição violenta do Estado Democrático de Direito
- Golpe de Estado
- Dano qualificado
- Associação criminosa
- Incitação ao crime
- Destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A PF também informou que as investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas em relação ao número de mandados cumpridos e pessoas capturadas.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Horário de circulação de linha de ônibus de Piracicaba é ampliado
Ação da polícia com cão farejador apreende meia tonelada de maconha do Paraguai