A Polícia Federal, em colaboração com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), cumpriu hoje (6) um mandado de busca e apreensão em Campinas para desmantelar uma suposta rede de criação, venda e exportação ilegal de animais silvestres. A ação foi cumprida no bairro Residencial Novo Mundo.
A investigação começou após uma encomenda com destino à Alemanha ser retida em um centro de distribuição dos Correios em 5 de outubro do ano passado. A análise do pacote revelou a presença de 73 aranhas da família Theraphosidae, das quais 43 pertencem ao gênero Avicularia.
O investigado responderá pelo crime de venda e exportação de animais silvestres sem a devida licença, além de quaisquer outros crimes que possam ser constatados durante a operação, informou a PF por meio de nota divulgada para a imprensa.
As aranhas estavam sendo enviadas sem a devida licença ambiental e em condições precárias, acondicionadas em uma caixa de papelão e distribuídas em pequenos frascos plásticos, sem qualquer alimento.
Operação em casa com aranhas e escorpiões
A operação de hoje, batizada de Operação Arachne, teve o objetivo de apurar a origem dessa remessa e identificar o responsável pela prática ilegal. O mandado de busca e apreensão foi expedido pela 1ª Vara Federal de Campinas
Após a apreensão, os espécimes foram encaminhados ao Ibama para que recebam o tratamento e a destinação apropriados.
Segundo a PF, a ação não só visa combater o tráfico ilegal de fauna silvestre, mas também garantir o bem-estar dos animais que estavam sendo mantidos em condições inadequadas.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Frente fria alivia, mas calorão persiste em Piracicaba e região
Suspeita de furto esquece chave do carro em farmácia e é presa