Policiais da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) de Campinas, por meio da 1ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais), apreenderam 37 aparelhos telefônicos e uma carcaça de marcas diversas que seriam enviados por ônibus ao Estado de Piauí. Lá, eles serem revendidos.
Com o aumento de roubos e furtos de telefones celulares em residências, veículos e transeuntes, a 1ª DIG tem intensificado ações na identificação de autoria e seus receptadores. Após ter informações que os celulares estariam sendo transportadso em um ônibus comercial, a Deic fez uma fiscalização em um ônibus no Jardim do Trevo. No veículo estava uma caixa com todos os telefones apreendidos.
Em pesquisas a todos os IMEIS dos telefones, 10 dos 37 constaram roubados na cidade de Osasco, informou a DIG.
LEIA MAIS
Veja quais vereadores de Campinas são candidatos nas eleições deste ano
Mário Gatti, em Campinas, pode adiar cirurgias por baixo estoque de sangue
ANO PASSADO
Ainda segundo a Polícia Civil, não é a primeira ação da 1ª DIG com este tipo de apreensão. Ano passado foram encontrados, em uma caixa dos Correios, diversos aparelhos telefônicos. Vários haviam sido furtados na festa do Peão de Barretos entre os anos de 2016 e 2018.
Na época, funcionários de uma agência de Correios viram uma incompatibilidade de informações, uma vez que declarou-se placas de computadores, mas o raio-X mostrou que era, na verdade, telefones celulares. Policiais do Deic estiveram na agência e apreenderam duas caixas com 55 telefones celulares.
CONFIRMAÇÃO
Com a apreensão de ontem, as investigações confirmam que parte dos telefones furtados/roubados estão sendo enviados a outros Estados para serem comercializados. Os telefones apreendidos ontem serão enviados a delegacia de Osasco para que sejam entregues aos seus donos.
O motorista do ônibus abordado em Campinas foi ouvido e liberado. A Polícia Civil agora aguarda um representante da empresa informar o responsável que despachou a caixa para ser formalmente indiciado.
LEIA TAMBÉM