A Polícia Civil deu início à “Operação Avaritia” com mandados de busca e apreensão em Campinas e em outras oito cidades do estado de São Paulo.
O objetivo da ação é reaver aos cofres públicos o valor de empréstimos que foram feitos por empresas-fantasma e que não foram pagos.
Os empréstimos foram concedidos pelo Banco Público Estadual Desenvolve SP, instituição governamental paulista voltada para o apoio ao estabelecimento e crescimento de empresas.
O montante de dívida não quitada é inicialmente estimado em cerca de R$ 5 milhões, porém, as autoridades policiais suspeitam que esse valor possa superar os R$ 40 milhões.
Para efetuar as fraudes, a organização criminosa envolvida falsificou documentos e, possivelmente, teve a colaboração de funcionários do próprio Banco Estadual.
As ações
Hoje foram cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nas cidades de Campinas, Carapicuiba, Cotia, Elias Fausto, Indaiatuba, Osasco, Salto e Valinhos.
Além disso, foi determinado o bloqueio de ativos financeiros, bens e valores para restituir aos cofres públicos a quantia obtida indevidamente pelos investigados.
Os alvos responderão a inquérito policial pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, estelionato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
As investigações estão sendo feitas pelo Seccold (Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro), que pertence à DEIC (Divisão Especializada de Investigações Criminais) do Deinter Campinas (Departamento de Polícia Judiciária do Estado de São Paulo).
O nome da operação – Avaritia – é um termo que deriva do latim e que significa ganância.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.