A Polícia Militar deteve oito pessoas na manhã deste domingo (10), no Jardim Itayu, em Campinas. Elas estavam em uma rinha de galos. No local os policiais encontraram várias gaiolas e galinheiros com os animais. Lá, também os PMs flagraram o local onde os galos eram colocados para brigarem. A polícia apreendeu 67 galos.
A PM chegou até o local após serem acionadas para uma ocorrência de roubo a residência. Porém, ao chegarem no endereço encontraram a rinha.
No local os policiais também encontraram um documento com as regras da competição e também placas com informações sobre as premiações das competições:
1º 700
2º 300
3º 200
4º Tábua de carnes personalizada
O caso foi registrado no 1º Distrito Policial de Campinas.
LEIA TAMBÉM
Aposta de Campinas ganha prêmio milionário na Lotofácil da Independência
Homem é morto durante roubo a moto em Campinas
A rinha
A briga de galos é proibida desde 1998 no Brasil. A prática é criminosa, como é determinada pelo artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98 (conhecida como lei do meio ambiente). Elas acontecem como forma de “esporte” para donos de animais e apostadores, e movimentam um mercado clandestino. Eles podem sofrer diversos tipos de violência como ferimentos, mutilações e mudanças estéticas (como retirada de penas). Além disso, nas rinhas o uso de medicamentos são comuns para garantirem que os galos apresentem comportamento agressivo.