A Polícia Civil prendeu na manhã desta sexta-feira (21) um homem suspeito de participação no assalto a uma joalheria no Galleria Shopping, em Campinas. O crime aconteceu no dia 8 deste mês, quando dois homens, aparentemente armados, renderam funcionárias da loja e roubaram lojas que estavam em um cofre. A ação ocorreu de forma silenciosa e o roubo não foi percebido pelas pessoas que estavam no centro de compras.
A prisão aconteceu durante uma operação que envolveu policiais da Deic (Divisão de Investigações Criminais de Campinas), DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e GOE (Grupo de Operações Especiais). Ao todo, foram seis mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão, cumpridos na capital paulista. Até agora, no entanto, somente um suspeito foi detido.
Segundo a Polícia Civil, o homem preso hoje já tinha passagens pelo mesmo crime e seria o principal responsável pela ação criminosa. O assaltante era foragido da Justiça.
“O preso de hoje tem extensa ficha criminal, já foi condenado por pelo menos cinco roubos a joalherias no Estado de SP, inclusive era procurado. Ele deixou o sistema penitenciário paulista há cerca de dois meses atrás em saída temporária e não retornou. Ele é residente da Zona Sul da capital, bairro de Campo Grande, Americanópolis, lamentável o núcleo dos autores desse tipo no Estado”, explicou o delegado da DIG, Fernando Sanches.
LEIA TAMBÉM
Homem é assassinado, tem coração arrancado e jogado em rua na região de Campinas
Polícia resgata menina de 5 anos deixada sozinha em apartamento de Campinas; mãe é presa
LIDERANÇA DE GRUPO CRIMINOSO
Ainda segundo o delegado, a suspeita é que o suspeito tenha assumido a liderança da quadrilha responsável por esse tipo de assalto após a prisão de parte dos envolvidos em agosto.
“O que a polícia acredita é que com a prisão de inúmeros integrantes há alguns meses atrás, inclusive com a prisão de alguns que participaram em outro roubo a shopping de Campinas, esse autor tenha tomado o controle desse grupo, com os mais jovens que restaram e pretendia iniciar novamente essa empreitada criminosa.
A INVESTIGAÇÃO
De acordo com o delegado, a polícia chegou até o criminoso após perícia no veículo usado pelo grupo. O carro foi localizado no mesmo dia, há alguns quarteirões do shopping Galleria.
“O carro utilizado na ação era um carro clonado, com placas trocadas. Nós descobrimos que esse carro tinha sido roubado na capital alguns dias antes do roubo. Esse veículo foi periciado, os investigadores conseguiram encontrar imagens desse veículo abastecendo e foi por essa linha que conseguimos identificar a quadrilha”, completou.
RELEMBRE O CASO
Dois criminosos fizeram funcionárias reféns e roubaram uma joalheria do Galleria Shopping, no começo da noite de sábado (8). O carro usado para a fuga foi encontrado na região do centro de compras.
Segundo o boletim de ocorrência, funcionárias relataram que foram abordadas por volta de 18h por dois criminosos, sendo que um deles aparentava estar armado. Os assaltantes renderam as mulheres e as levaram para o cofre, de onde foram retiradas as joias. Os criminosos fugiram em seguida a bordo de um Hyundai/HB20.
De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), o veículo foi localizado pela PM a alguns quarteirões do shopping. Os policiais verificaram que a placa havia sido trocada e que a original era de um carro que foi furtado na cidade de São Paulo em agosto. O chassi do veículo também estava adulterado.
Dentro do automóvel, os policiais encontraram um par de placas veiculares, R$ 30 em dinheiro, um brinco, um cupom fiscal de abastecimento, uma garrafa de uísque e uma camisa.
OUTROS CRIMES
Neste ano, um assalto a duas joalherias dentro do Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, deixou duas pessoas feridas. O crime aconteceu no final de junho. Três suspeitos, de 25,29 e 39 anos, foram presos e um morreu baleado. Uma cliente foi feita refém na fuga.
Segundo a Polícia Civil, o grupo tinha ao menos 10 criminosos que não eram de Campinas e agiram com planejamento. Parte das joias roubadas foi recuperada ainda no shopping, depois que um dos envolvidos deixou uma sacola cair (relembre o caso aqui).
Já o Galleria Shopping também já foi alvo de bandidos em um roubo maior, em 2012. Na época, houve troca de tiros após uma tentativa de assalto à joalheria Vivara. A ação aconteceu por volta de 13h, quando dez bandidos fortemente armados chegaram ao local usando dois carros.
Segundo a Polícia Militar, enquanto cinco homens entraram no shopping, a outra metade da quadrilha permaneceu do lado de fora. Dois homens foram presos e outros oito conseguiram fugir. Apesar do pânico no shopping, ninguém ficou ferido.
LEIA MAIS
Inadimplência atinge recorde de 64,25 milhões de brasileiros