Os moradores do Conjunto Habitacional Parque Itajaí IV, distrito do Campo Grande, em Campinas já podem voltar a utilizar a ponte, que foi danificada pelas fortes chuvas do início do ano. A Prefeitura concluiu a obra de recomposição do aterro, na margem do Rio Capivari, para reconstruir o acesso à passagem.
A ponte localizada na Rua Nelson Ferreira da Silva tem aproximadamente 25 metros de extensão e sete de largura. O acesso foi destruído no dia 19 de janeiro, após um forte temporal que atingiu a região. A enxurrada aumentou o nível das águas do Rio Capivari, que arrastou toda a terra perto da cabeceira, isolando as famílias do Parque Itajaí IV.
LEIA TAMBÉM
Dia Mundial da Água: 68% das nascentes de Campinas estão degradadas
Na época, a comunidade tentou ajudar os moradores ilhados, por meio de cordas e linhas de pesca para transportar mantimentos básicos. Um barco também foi usado para fazer a travessia de alimentos, água potável, medicamentos e roupas. As famílias permaneceram isoladas por quase dois meses, sem qualquer alternativa que não fosse esperar pela recomposição da ponte.
O prefeito Dário Saadi esteve no Parque Itajaí IV na tarde desta terça-feira (21), para conferir a obra finalizada.
“Estamos entregando a obra da cabeceira da ponte, que foi levada pelas fortes chuvas e deixou os moradores ilhados. Os mantimentos tinham que ir de barco para o outro lado. Este é o compromisso que nós temos, o de recuperar a cidade após os estragos da chuva”, disse.
Durante os 50 dias de obra, foram reconstruídos 150 metros de talude do rio. Além disso, foi realizada a compactação do solo e a reconstrução da parte da ponte que tinha sido perdida. A recomposição utilizou 30 mil toneladas de terra e é orçada em R$ 2 milhões.
LEIA MAIS
86% das trabalhadoras negras dizem que já sofreram racismo