Com informações de Tiago Américo e Pedro Torres/EPTV Campinas
Instalado em 11 pontos de ônibus de Campinas, o projeto “Abrigo Amigo” recebeu 316 chamadas de vídeo com relatos de ocorrências nos últimos três meses. Criada para atender principalmente às mulheres, a iniciativa oferece companhia e monitoramento aos passageiros que esperam pelos coletivos. A parada com mais ligações fica em frente ao Campinas Shopping (veja abaixo)
Os equipamentos começaram a ser instalados em setembro depois que um mapeamento da Prefeitura apontou áreas próximas a escolas, faculdades e supermercados. O primeiro local a receber câmeras e microfones fica na Avenida Francisco Glicério, em frente ao 6º Cartório de Notas e perto do Largo do Pará, mas outros 10 lugares receberam o abrigo até o fim de novembro.
Quantas chamadas?
Entre os locais com os dispositivos, o ponto que fica na Rua Jacy Teixeira de Camargo, em frente ao Campinas Shopping, teve o maior número de chamadas, com 73. O total corresponde a 23% dos 316 acionamentos contabilizados.
Ainda segundo o balanço da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), as chamadas nos abrigos podem ser feitas das 20h às 5h, mas a maior parte das ligações aconteceu de 20h até meia-noite, com 285 ativações.
Como funcionam?
Os pontos fazem chamadas de vídeo, em tempo real, entre os usuários e os atendentes de uma central de monitoramento, com acesso à PM (Polícia Militar), mas, ao longo do dia, eles funcionam para informes publicitários.
À noite, o painel exibe a seguinte mensagem “Você precisa de companhia até chegar o ônibus? Peça agora”. Então, o usuário deve tocar na tela e se conectar com um atendente. A medida não tem custos para a Prefeitura e é custeada por empresas que alugam os espaços publicitários pela cidade por um ano.
O MUPI (Mobiliário Urbano para Informação) é uma iniciativa da empresa Eletromidia, em parceria com a agência de publicidade AlmapBBDO.
Onde estão instalados?
Confira a lista de pontos que contam com os totens do projeto atualmente:
Avenida Benjamin Constant (próximo à Biblioteca Municipal)
Avenida Albino José Barbosa de Oliveira (Barão Geraldo)
Rua Dona Licínia Teixeira de Souza (em frente ao Centro de Saúde do Jardim Aurélia)
Avenida Francisco Glicério (em frente ao 6º Cartório de Notas)
Avenida Dr. Moraes Salles (em frente à Escola Estadual “Francisco Glicério”)
Rua Dr. Alfredo Maia Bonato/Vital Brasil (Praça Arautos da Paz)
Avenida José de Souza Campos (altura do número 1.220 e oposto ao 1.850)
Rua Jacy Teixeira Camargo (em frente ao Campinas Shopping)
Avenida Orosimbo Maia (em frente ao Savegnago Supermercados)
Rua Joaquim Vilac (em frente ao Instituto Religioso Campinas)
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Usar verde no Natal: veja qual é o significado da cor
Pão de queijo vegano: Ana Maria Braga ensina deliciosa opção