Campinas é repleta de parques, bosques e áreas de lazer para se divertir com os amigos e família. Por isso, a população de Campinas escolheu atrações turísticas de destaque da cidade através de uma votação on-line, e essa lista passou a ser considerada as “Sete Maravilhas da Cidade”.
Entre os pontos turísticos estão:
– Estação Cultura
– Catedral Metropolitana
– Parque Portugal (Lagoa do Taquaral)
– Jóquei Clube
– Mercado Municipal
– Escola Preparatória de Cadetes do Exército
– Torre do Castelo
LEIA MAIS
Como e quando Campinas foi fundada? Veja história da cidade
Coronavac para crianças entre 3 e 5 anos: tire suas dúvidas
A lista foi produzida em 2007 – confira os detalhes de cada um abaixo:
JOCKEY CLUB CAMPINEIRO
O prédio do Jockey Club Campineiro é uma das joias de arquitetura da cidade. Projetado pelo engenheiro Augusto Lefréve, com fachada e decoração interior inspirados nos palacetes franceses do final do século 18, foi inaugurado em 1925 e construído para ser sede do Jockey Club Campineiro.
Além disso, o imóvel abriga o primeiro elevador de Campinas, modelo conduzido por ascensorista e com grades sanfonadas no lugar das portas. O equipamento, datado de 1906, funciona normalmente e está em perfeito estado de conservação.
No passeio a pé para contemplar a fachada do Jockey Club, também é possível conhecer o Monumento Túmulo do Compositor e Maestro Carlos Gomes, que fica na mesma praça, e parar em alguns dos bares e lanchonetes que servem os clientes com mesas na calçada.
O Jockey Club Campineiro está localizado na Avenida Dr. Tomas Alves, n°39, na Praça Antônio Pompeu, região central da cidade.
CATEDRAL METROPOLITANA
Dedicada a Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Campinas, a catedral começou a ser construída em 06 de outubro de 1807, sendo terminada somente em 1883.
Com interior no estilo barroco e fachada neoclássica, a Catedral Metropolitana é o maior edifício do mundo construído em taipa de pilão, com 4 mil metros quadrados. Com público diário que chega a 3 mil pessoas, a Catedral Metropolitana está instalada na Praça José Bonifácio, s/n, no Centro.
MERCADO MUNICIPAL
O Mercado Municipal foi projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo e inaugurado em 1908 pelo prefeito Orosimbo Maia. O edifício segue estilo neomouristico, construído inicialmente para servir como armazém de estocagem dos produtos transportados pela ferrovia Funilense.
Sua área total é de 7.720 m², sendo 3.110 m² de área construída, mais estacionamento e 143 boxes para venda dos mais diversos produtos. O Mercadão fica na Avenida Benjamin Constant, s/n, na Vila Itapura.
ESTAÇÃO CULTURA
Inaugurada em 1884, a estação da Companhia Paulista de Estradas de Ferro é um marco no Centro de Campinas, mantendo todo o esplendor da época cafeeira. Construída com tijolos importados da Inglaterra, preserva até hoje a arquitetura que remete à Era Vitoriana.
Hoje denominada como Estação Cultura “Prefeito Antonio da Costa Santos”, é palco de espetáculos de música, dança, teatro, feiras literárias, gastronômicas, entre outros eventos. A Estação Cultura está localizada na Praça Mal Floriano Peixoto, na Vila Rialto.
TORRE DO CASTELO
A Torre do Castelo, antes conhecida como O Castelo D’água, era uma caixa de água de 27 metros de altura construída em um dos pontos mais altos de Campinas, erguido em 1940 em local estratégico para o desenvolvimento urbano da cidade.
A atração é uma boa oportunidade para conhecer um pouco mais de Campinas, já que cada uma das seis janelas exibe um painel que indica os bairros localizados na direção correspondente. O prédio está na Praça Vinte e três de Outubro, s/n, no Jardim Chapadão.
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO
O prédio da EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), em estilo colonial espanhol, é um dos ícones arquitetônicos mais admiráveis da cidade. O objetivo da instituição de ensino é selecionar e preparar o futuro cadete da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), iniciando a formação do oficial combatente do Exército Brasileiro.
Quando o projeto arquitetônico entrou em fase de acabamento, na década de 1970, foi escolhida a cor rosa para o prédio, já que era a cor das moradias existentes na área da antiga Fazenda Chapadão. A escola está na instalada na Avenida Papa Pio XII, nº 350, no Jardim Chapadão.
PARQUE PORTUGAL/LAGOA DO TAQUARAL
A área popularmente conhecida como Lagoa do Taquaral é considerada um dos mais importantes espaços de lazer da cidade de Campinas.
O Complexo Taquaral reúne uma grande variedade de espaços recreativos e culturais, a começar pela Lagoa Isaura Telles Alves de Lima, na qual é possível passear de pedalinhos e conta com o espetáculo de “águas dançantes” de uma fonte sonora aos finais de semana. Na Lagoa há também uma réplica da Caravela Anunciação, que trouxe Pedro Alvares Cabral às terras Brasileiras.
Já a extensa área verde que rodeia a lagoa principal é tradicionalmente utilizada para caminhadas e corridas. Entre os equipamentos culturais, o Parque oferece a Concha Acústica, o Auditório Beethoven, o Museu Dinâmico de Ciências, o Museu do Esporte de Campinas, o Planetário, o relógio solar, o Centro de Vivência dos Idosos (no antigo Ginásio de Bocha ) e a Esplanada das Bandeiras (praça destinada a eventos cívicos e culturais).
Entre os equipamentos esportivos, encontram-se o Ginásio de Esportes “Alberto Jordano Ribeiro” (com quadra de vôlei e basquete); o Balneário Municipal (com 3 três piscinas abertas ao público); uma pista de cooper com extensão de 2.800 m; pista de aeromodelismo; pista de skate e patinação; ciclovia de aproximadamente 5 km e 16 quadras poliesportivas.
A Lagoa do Taquaral fica na Avenida Doutor Heitor Penteado, nº 1671.
LEIA TAMBÉM
Veja foto do Rodrigo Faro caracterizado de Silvio Santos para filme