- Publicidade -
CotidianoPrefeitura de Amparo retoma gestão da Santa Casa Anna Cintra

Prefeitura de Amparo retoma gestão da Santa Casa Anna Cintra

Decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) alega que as irregularidades e a má administração da gestão anterior podem gerar grave lesão à economia da cidade

- Publicidade -

Santa Casa Anna Cintra de Amparo (Foto: Divulgação)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) reiterou a gestão municipal na Santa Casa Anna Cintra, em Amparo, na última quinta-feira (25). Com isso, a administração da unidade de saúde ficará a cargo da prefeitura da cidade novamente. A suspensão da decisão liminar que determinava a intervenção municipal na Santa Casa Anna Cintra havia ocorrido há 15 dias, em 11 de novembro, após a prefeitura retomar a gestão do hospital em 13 de outubro deste ano.

De acordo com a decisão do STJ, a possível suspensão dos atendimentos de saúde em Amparo podem deixar toda a população local e regional sem atendimento médica na rede pública municipal, e haviam “inegáveis irregularidades praticadas pela então administração que estavam levando a entidade ao seu fechamento e ao desabastecimento do serviço público de saúde”, diz trecho do documento.

Segundo a decisão do Ministro Humberto Martins, na época do pedido de intervenção municipal, a gestão anterior da Santa Casa Anna Cintra apresentava irregularidades como:

*Irregularidades na aplicação dos recursos públicos;
*Desvio de finalidade;
*Inconsistências de documentos que deveriam comprovar gastos;
*Inadimplência com prestadores de serviços;
*Débitos de faturas de água e energia;
*Reprovação das contas pelo Tribunal de Contas do Estado;
*Ausência de prestação de contas a justificar informações constantes de notas fiscais, cujos valores chegavam a mais de R$ 3,3 milhões;
*Inobservância das normas estatutárias;
*Remuneração mensal dos dirigentes superior a R$ 23 mil.

A auditoria contratada também concluiu, na época, que havia incertezas relacionadas “à continuidade operacional do hospital, com a apresentação de um passivo descoberto e deficiência no capital de giro”, diz trecho do documento.

Além disso, a decisão afirma que há risco de grave lesão à ordem e à saúde públicas devido a descontinuidade da prestação de serviços de saúde, por conta da transferência de gestão do hospital, “considerando que já foi efetivada a retomada da administração do hospital pela Prefeitura”, finaliza o texto.

O Acidade on/Circuito das Águas solicitou um posicionamento à antiga gestão da Santa Casa Anna Cintra, mas não obteve retorno até o momento desta publicação.

Impasse nos pagamentos

- Publicidade -

Com a mudança constante de gestão do hospital Santa Casa Anna Cintra, funcionários terceirizados que atuavam nas dependências das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para pacientes diagnosticados com a covid-19 ainda aguardam pelo pagamento dos salários referentes ao mês de outubro.

Sob a administração municipal, a prefeitura alegou não haver a documentação comprobatória necessária para o repasse da quantia para a Innova Gestão em Saúde. Na época da intervenção, o município até chegou a encerrar o contrato com a empresa em questão, mas os pagamentos nunca chegaram a ser realizados.

Entretanto, com a retomada da gestão anterior, presidida por Patrícia Marcondes, houve a possibilidade de uma recontratação dos serviços terceirizados. Com isso, a rescisão dos funcionários foi cancelada. O pagamento também precisou ser adiado devido ao atraso no desbloqueio das contas do hospital, que não aconteceu até a nova intervenção municipal desta quinta-feira (25).

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -