A Prefeitura de Campinas, em parceria com a EPTV, irá lançar um canal com conteúdo exclusivamente educativo em 15 de novembro. A EducaTV será transmitida pela EPTV Campinas através do canal 12.2, com conteúdos desenvolvidos pela produtora Rio Brasil. O projeto irá transformar os conteúdos educativos e pedagógicos em programas de tv nas mais variadas formas, como documentários, debates, entrevistas, entre outras maneiras de fazer com que o conhecimento possa chegar a qualquer pessoa.
De acordo com o secretário de Educação de Campinas, José Tadeu Jorge, a ideia é que o canal não seja uma extensão dos conteúdos da sala de aula. “O nosso canal EducaTV não será uma extensão da sala de aula e não será uma reprodução da sala de aula. É uma programação de TV normal, dentro dos padrões de TVs que existem, só que focando exclusivamente em conteúdo educativo que servirá para que qualquer pessoa possa ampliar aos seus conhecimentos”, afirma.
Entretanto, a programação seguirá os conteúdos abordados na rede de ensino. “Rigorosamente, todo o conteúdo programado terá sintonia total com as nossas diretrizes curriculares”, reforça o secretário.
LEIA TAMBÉM
INSS lança edital para concurso público; região de Campinas tem vagas
‘Semana do Cinema’: Campinas tem salas com ingresso promocional de R$ 10
REVELÂNCIA DO PROJETO
Para o prefeito Dário Saadi (Republicanos), o projeto surge em um momento essencial, principalmente após os impactos causados pela pandemia da covid-19. “Nós estamos saindo de uma pandemia e a educação foi muito prejudicada, o aprendizado foi prejudicado durante os dois anos da pandemia e esse programa da EducaTV, com conteúdos educativos, conteúdos que vão ajudar na formação, no ensino e no aprendizado é uma ação fundamental”, reforça o chefe do Executivo.
Além disso, o canal irá proporcionar conteúdos a todos, de forma acessível e gratuita. “Para nós da EPTV e das demais empresas do grupo EP, nós estamos muito contentes em poder participar de um projeto tão relevante como este. Levar oportunidade, gerar conhecimento, poder fornecer mais informação para toda a comunidade de Campinas, principalmente para as famílias menos favorecidas e para aqueles que acabam morando em locais mais distantes. Isso faz parte da nossa missão, isso tem um valor muito grande e é por isso da nossa euforia e é por isso que este projeto, pra gente, é tão gratificante”, relata o diretor institucional da EPTV Campinas, Paulo Brasileiro.
NA RMC
Por se tratar de um canal aberto, a EducaTV estará disponível às pessoas de todas as idades e locais da RMC (Região Metropolitana de Campinas). “Foi uma coincidência de propósito o fato de poder contar com a possibilidade de um canal aberto que pudesse nos ajudar a popularizar esse conteúdo e torná-lo mais acessível. Na verdade, não apenas para os nossos alunos, mas para os alunos de outras redes, para os familiares, enfim, para todos os cidadãos, ampliando o acesso ao conhecimento”, acrescenta o secretário Tadeu Jorge.
“Você poder disponibilizar um canal somente para conteúdo educativo, com certeza é um privilégio muito grande para a comunidade que vai receber esse conteúdo. Nós não temos dúvida alguma de que, em pouco tempo, teremos resultados muito positivos com essa ação”, finaliza Paulo Brasileiro.
LEIA MAIS
Anatel libera ativação do 5G em mais 7 capitais a partir da próxima segunda; veja quais são