A Prefeitura de Campinas, em parceria com o Corpo de Bombeiros, continua o monitoramento da região de Sousas e Joaquim Egídio para controlar e prevenir focos de incêndios. Neste final de semana, as equipes da Defesa Civil, Serviços Públicos e Sanasa permanecem em alerta. As folgas dos agentes da Defesa Civil foram suspensas neste final de semana.
Ontem (13) já não havia focos de incêndio ativos na região, porém há preocupação com novos incêndios, especialmente devido a ocorrências nas cidades vizinhas. Os focos de incêndios ativos estão nos municípios de Morungaba e de Itatiba que fazem divisa com a região.
Na área urbana dos distritos, bares e restaurantes seguem abertos, oferecendo opções de lazer e alimentação para moradores e turistas. No entanto, a Defesa Civil recomenda que ciclistas e trilheiros evitem a área rural, principalmente na Estrada do Capricórnio, onde viaturas oficiais, caminhões e máquinas pesadas estão em operação.
“Com toda essa movimentação de veículos oficiais e dos agentes que estão atuando diretamente no combate ao fogo que, no momento, está nos municípios de Morungaba e de Itatiba, sugerimos aos ciclistas e demais atletas que costumam frequentar aquela área que evitem a região”, informou o coordenador regional e diretor da Defesa de Campinas, Sidnei Furtado. A presença de pessoas que não estão trabalhando no combate ao incêndio, de acordo com Furtado, além de atrapalhar a ação dos agentes, levantam suspeita.
“A orientação para que os ciclistas evitem trafegar pela Estrada do Capricórnio e acessar o Pico das Cabras, neste final de semana, visa a segurança e proteção dos atletas que usam as trilhas na região. Apesar do incêndio ter sido controlado em Campinas, ainda há fumaça e fuligem. Além disso, as máquinas da subprefeitura e as viaturas dos órgãos que estão trabalhando no combate às chamas continuam ocupando boa parte da via”, explicou.
O coordenador destacou ainda que a chegada da frente fria no fim de semana pode trazer ventos que aumentam a possibilidade de propagação dos focos e aumentar ocorrências de incêndios. “Essa é nossa maior preocupação no momento. Por isso, mais uma vez, pedimos que as pessoas não coloquem fogo em área de vegetação seca, não queimem lixo e não soltem balões. Além de ser crime ambiental, passível de sansões penais e administrativas, causa danos irreparáveis para a fauna, para a flora e para a população”, reforçou Furtado.
Prefeitura faz ações de prevenção e apoio contra incêndios
Ontem, três equipes da Defesa Civil realizaram vistorias no limite entre Campinas e os municípios de Morungaba e Itatiba, a fim de evitar que focos de incêndios avancem para a cidade. Além disso, a subprefeitura de Joaquim Egídio contribuiu com a abertura de 2 km de estradas de terra para facilitar o acesso dos bombeiros às áreas afetadas. A Sanasa também disponibilizou irrigadeiras e caminhões para abastecer as equipes de combate.
Vale lembrar que provocar queimadas é crime e causa danos irreparáveis à fauna, flora e à saúde humana. A Prefeitura reforça o pedido para que a população denuncie qualquer atividade suspeita, acionando a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou a Polícia Militar pelo 190. Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros deve ser imediatamente contatado pelo número 193.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Foragido da prisão em situação de rua invade casa e morde morador
Risco de incêndio: Governo de SP prorroga fechamento do Horto de Tupi e Estação de Ibicatu