A Prefeitura de Campinas informou, nesta terça-feira (26), que vai publicar na próxima quinta (28), o edital de licitação para a elaboração dos projetos executivos e execução das obras do primeiro reservatório do Plano para Controle de Enchente na Região Central, conhecido como piscinão da Avenida Princesa d’Oeste. O edital estará disponível nos portais eletrônicos www.licitacoes-e.com.br e licitacoes.campinas.sp.gov.br. A partir da publicação começam a correr os prazos para entrega das propostas pelas empresas interessadas em participar da licitação.
O recebimento das propostas está agendado para o dia 30 de janeiro, das 8h às 14h30. Posteriormente, seguindo os procedimentos administrativos, as propostas serão abertas, e a disputa de preços terá início às 15h do mesmo dia.
O primeiro piscinão será construído na Praça do Paranapanema, na Avenida Princesa d´Oeste, próximo ao campo de treinamento do Guarani. Ele funcionará como reservatório de detenção, com a função de armazenar o excesso de água quando os rios e córregos não conseguem escoar as vazões. Segundo a Prefeitura, a intervenção deverá resolver 90% do problema de enchentes da avenida que sofre há anos com enchentes e alagamentos.
Será o maior investimento já realizado em obras de macrodrenagem na história de Campinas
No último dia 15, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) sancionou a lei que autoriza a Prefeitura a fazer o empréstimo de R$ 517 milhões, junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social), que vai custear a obra de macrodrenagem. A lei é de autoria do Executivo e foi aprovada pela Câmara Municipal no começo deste mês.
O financiamento será assinado pela Prefeitura assim que houver a aprovação formal da diretoria do BNDES o que deve ocorrer em poucos dias. Paralelo a esse processo, a Administração irá publicar a licitação do primeiro piscinão.
Entenda o plano contra enchentes
O Plano para Controle de Enchente para a Região Central inclui a execução de oito obras de combate às enchentes nas bacias do córrego Serafim, na Avenida Orosimbo Maia e no Córrego Proença, na Avenida Princesa D’Oeste.
O projeto foi dividido em duas etapas. Na primeira, serão construídos dois piscinões na Princesa d’Oeste e um piscinão na Orosimbo Maia.
O primeiro piscinão será na Praça Paranapanema, próximo ao campo de treinamento do Guarani.
Os outros dois serão na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), na praça que fica no cruzamento com a Avenida Engenheiro Carlos Stevenson, e o terceiro, na Avenida Orosimbo Maia, na praça próxima ao Mercado Municipal.
Finalizada a primeira etapa, serão realizadas mais cinco obras da segunda fase:
- Um reservatório na Orosimbo Maia,
- Um na Norte Sul/ Princesa d’Oeste e
- Uma terceira obra de remodelação no piscinão já existente na Avenida Norte Sul (que servirá para os dois córregos).
Também serão feitas obras de alargamento de calha na Norte-Sul (na altura da antiga sede da Administração Regional 2) e uma outra obra de alargamento de três pontes na Orosimbo Maia.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: https://bit.ly/2XrTytC
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Quanto de Imposto o ganhador da Mega da Virada vai precisar pagar?