A Prefeitura de Campinas obteve o sinal verde para adquirir a antiga sede social do Clube Cultura Artística, localizada na Rua Irmã Serafina, no Centro. Em Assembleia Geral Extraordinária realizada na última segunda-feira (23), os sócios titulares aprovaram por unanimidade a venda do prédio. O valor da venda foi fixado em R$ 12 milhões.
Segundo a Administração, a aprovação abre caminho para a Prefeitura dar mais um passo nas ações da revitalização do Centro. Uma solenidade para a formalização da negociação deve ser realizada em breve.
Por que a Prefeitura vai comprar antiga sede do Clube Cultura?
O plano da Administração em adquirir a antiga sede do Clube Cultura é utilizar o espaço, que fica na equina com a Rua Dr. César Bierrembach, para a oferta de serviços ao público, que estão em definição. O edifício está desocupado desde 2016, após o encerramento das atividades da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Centro.
Em 2021, a direção do clube chegou a anunciar a reforma do prédio da sede social. O edifício passaria a abrigar o Boulevard Masserani, com lojas e teatro, e a entrega total estava prevista para abril de 2022. Porém, a iniciativa não avançou, e o espaço segue em situação de abandono.
O secretário de Finanças, Aurílio Caiado, afirmou que tornar a antiga sede do Cultura em espaço público vai trazer de volta a memória afetiva dos moradores de Campinas.
disse o secretário
“Um prédio como este quando é revitalizado simboliza mais do que um restauro, é um resgate da história dos próprios moradores e de seu pertencimento à cidade”,
Para a secretária de Urbanismo, Carolina Baracat, o local é estratégico para aliar a revitalização do Centro com a ampliação do acesso da população aos serviços públicos.
“É um espaço amplo, em frente à praça Carlos Gomes, que tem trazido muitas pessoas ao centro em seus eventos. Teremos mais um espaço com a presença do poder público que vai valorizar o patrimônio arquitetônico, promover acesso fácil da população a serviços e marcar as ações da revitalização do centro”, explica a secretária.
Propaganda eleitoral ‘adiantou’ compra da sede
Antes da realização da assembleia entre os associados, um vídeo veiculado na propaganda eleitoral do prefeito Dário Saadi (Republicanos), mencionando a compra da sede social do Clube Cultura Artística de Campinas, causou confusão na semana passada. Na gravação, que foi ao ar durante o horário eleitoral na televisão, na noite da última quarta-feira (18), ele mencionava que a compra do prédio já havia sido concluída pela Administração Municipal.
Após a divulgação do material, o Clube Cultura publicou uma nota informando que, apesar das tratativas em curso, nenhuma negociação foi efetivada em relação ao prédio da sede social, assunto que seria tratado na Assembleia Geral Extraordinária.
A Prefeitura admitiu, em nota, que a divulgação do material sobre a compra do Clube Cultura foi “equivocada” e o vídeo foi retirado do ar.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO ACIDADE ON PIRACICABA
Onda de calor eleva temperaturas até 5°C acima da média na região; veja quando termina
SP: Justiça Eleitoral inicia preparação de 114 mil urnas para eleições
Zoonoses abre 60 vagas para castração gratuita de cães e gatos
Bairros de Piracicaba podem ficar sem água hoje; veja quais