A Prefeitura de Campinas anunciou que vai republicar o edital do processo de licitação para a concessão do sistema de transporte público coletivo convencional. O novo edital, que incorpora todas as sugestões apresentadas pelo TCE/SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo), estará disponível no Diário Oficial do Município de amanhã (14). Em maio, o TCE suspendeu o processo licitatório após receber 50 questionamentos de empresas interessadas no certame.
As alterações foram feitas por uma comissão composta por membros da Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) e das secretarias de Transportes, Administração e Justiça, com o suporte da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
“Acolhemos com total tranquilidade as manifestações do Tribunal de Contas. Foi uma ação positiva e acatamos todas as sugestões. A comissão realizou os ajustes solicitados no menor tempo possível. Tudo isso faz com que o processo seja construído de forma democrática, eficiente, transparente e dentro da total legalidade”, enfatizou o prefeito Dário Saadi.
LEIA TAMBÉM
Entenda a relação entre febre amarela e a Fênix no brasão de Campinas
Trem Intercidades: SP amplia limite de financiamento para obras em Campinas; veja preço da passagem
A sessão pública de abertura dos envelopes contendo as propostas dos participantes está agendada para o dia 20 de setembro, às 10h, no Paço Municipal.
“É objetivo da gestão do prefeito Dário oferecer à população um transporte público com mais qualidade, pontualidade, modernidade e dignidade. Desde o início, a principal premissa na elaboração do processo licitatório foi construir um novo modelo de transporte coletivo para Campinas, com a efetiva participação popular, e total transparência e publicidade possíveis”, afirmou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
MELHORIAS
O novo sistema de transporte público em Campinas trará diversas melhorias para os usuários. Confira:
- Ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes;
- Maior informação aos usuários, com dados confiáveis e em tempo real sobre horários, itinerários e possíveis alterações no serviço;
- Redução do tempo de espera nos pontos, estações e terminais, para tornar o sistema mais eficiente e diminuir o tempo gasto pelos usuários;
- Viagens mais rápidas, através de estratégias que visam otimizar o tempo de deslocamento dos passageiros;
- Fim dos créditos expirados, oferecendo uma solução mais conveniente e justa para os usuários
Além disso, a licitação também abrange a operação do BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido). A frota do BRT será modernizada ao longo da concessão, com todos os veículos sendo equipados com ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e terminais de computador de bordo. Isso proporcionará maior conforto e comodidade aos passageiros durante as viagens.
LEIA MAIS