- Publicidade -
CotidianoPrefeitura vai restaurar piso do Cemitério da Saudade; obra custará quase 7 mi

Prefeitura vai restaurar piso do Cemitério da Saudade; obra custará quase 7 mi

Troca e a restauração fazem parte de um pacote de obras da Setec e das comemorações de aniversário da cidade

- Publicidade -

A Prefeitura de Campinas vai restaurar o piso do Cemitério Municipal da Saudade, e também da Avenida da Saudade, da Praça dos Voluntários e da Swift – todos esses pontos ficam no entorno do cemitério. Para a obras serão gastos R$ 6.986.572,02.

- Publicidade -

“É uma obra muito importante para a cidade. A troca e a restauração do piso do cemitério fazem parte de um pacote de obras da Setec (Serviços Técnicos Gerais) que totalizam mais de R$ 20 milhões. Em fevereiro, a Setec completa 50 anos de vida e este é um grande presente”, disse o presidente autarquia, Enrique Lerena.

Ao todo, serão reformados 18 mil m² de piso, sendo 11 mil de pedra portuguesa, tombados pelo Condepacc (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Artístico e Cultural de Campinas) e sete mil m² de piso intertravado, ecológico.

A execução começará no dia 1º de março e será feita pela empresa terceirizada Review Construtora e Incorporadora Ltda, com previsão de conclusão até o fim deste ano.

- Publicidade -

O cemitério

A área tem 181, 5 mil m² que abrigam mais 30 mil sepulturas em 112 quadras. No local, estão os restos mortais de personalidades como Francisco Glicério, Bento Quirino, Hércules Florence e Mário Gatti.

“O Cemitério da Saudade tem muita história, principalmente depois da epidemia de febre amarela. Aqui tem muita gente que ajudou a reconstruir a cidade naquele momento terrível”, disse o prefeito Dario Saadi (Republicanos).

“As obras que estão acontecendo no cemitério são muitos importantes para preservar a memória dos que estão aqui e para a população. É um museu a céu aberto ”, completou.

A secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, contou que serão implantadas mais de 30 placas de sinalização sobre as personalidades que estão enterradas no local. “Essas placas terão QR Code, e as pessoas poderão consultar a história desses personagens. Há algum tempo a visita ao cemitério é um atrativo, como em muitos países”.

O local é tombado desde 2003 pelo Condepacc, e esta é a primeira revitalização do piso do cemitério desde a fundação, em 1880, depois que o terreno foi doado por Barão de Itatiba à Prefeitura.

Ao lado da entrada existe um mausoléu onde estão os restos mortais dos heróis da Revolução Constitucionalista de 1932, oriundos de Campinas. A obra foi projetada por Marcelino Velez.

“Caso haja dificuldades com o assistente virtual, o telefone 0800 773 4340 está disponível em dias úteis, das 7 às 19 horas. A ligação é gratuita”, completa.

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA TAMBÉM NO TUDO EP

O que aconteceu com a marca de chocolates Pan?

Flipside: Instagram testa recurso para criar perfil alternativo

- Publicidade -
Raquel Valli
Raquel Valli
Formada em jornalismo pela PUC-Campinas em 1999, tem experiência como repórter, redatora, editora-assistente, produtora, informante e assessora de imprensa. Trabalhou para EPTV, CBN, Correio Popular, Oficina do Estudante e Prefeitura de Campinas. Foi homenageada pela Câmara Municipal com o Diploma de Mérito Jornalístico “Bráulio Mendes Nogueira “pelos relevantes serviços prestados à cidade”. É coach pela SBC e apaixonada por animais. Atualmente, é repórter no a cidade on Campinas.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -