Quem gosta do friozinho de Outono é bom ficar atento. Uma nova massa de ar frio deve atingir a região na quinta-feira (8). Nesta terça-feira (6) choveu levemente nas cidades do Circuito das Águas, mas as temperaturas não sofreram quedas bruscas.
Segundo o meteorologista Bruno Bainy do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Unicamp) os termômetros permaneceram relativamente elevados na comparação com a semana passada. Bainy explica que o frio percebido hoje por algumas pessoas está relacionado ao tempo fechado.
“Essa leve esfriada é uma sensação, porque o dia amanheceu com o céu nublado e vento mais forte. Hoje e amanhã teremos essa condição de maior cobertura de nuvens, então isso impede que as temperaturas caiam muito à noite e impede que elas subam durante o dia, por conta de troca de radiação”, explicou o especialista.
QUEDA NA QUINTA
Ainda segundo o meteorologista, as temperaturas só sofrerão um declínio significativo a partir de quinta-feira, devido à uma massa de ar frio que se aproxima do Estado de São Paulo.
“A gente espera que as mínimas sofram um declínio, devido ao sistema de alta pressão, que é a massa de ar de origem polar que está persistindo no Oceano Atlântico. Essa massa está entre leste e sudeste do Rio Grande do Sul e deve ficar ali até final de semana. Ela está se aproximando do continente e jogando um ar mais frio para toda a região Sul e Sudeste do país”.