Um problema na iluminação da pista do Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, de Salvador, afetou pousos e decolagens em Campinas. Dezenas de passageiros que sairiam do Aeroporto Internacional de Viracopos, ou que viriam para o terminal de Campinas nesta terça-feira (6) tiveram voos remarcados.
O problema na capital baiana aconteceu no começo da noite, com pane na iluminação da pista. Um voo que saiu de Campinas para Salvador e três que viriam para Viracopos foram prejudicados.
Com o fechamento do terminal, passageiros com voo marcado para Salvador não conseguiram embarcar em Campinas. Esse é o caso do coordenador de sistemas Lindomar Santos, que saiu de Joinville (SC) e faria conexão em Viracopos
“Tem um aplicativo que dizia que o meu voo estava cancelado, e aí informaram que era por falta de iluminação e a gente não sabia que horas ia retornar, provavelmente só na manhã desta quarta para decolagem e pouso. Quem tem trabalho ou algum compromisso com urgência tem que aguardar”, relatou à EPTV.
LEIA TAMBÉM
Veja o que abre e fecha durante o feriado prolongado de Corpus Christi, em Campinas
Do quentão ao hot dog: preços de produtos de festa junina variam até 227% em Campinas, revela Procon
O advogado Ricardo Carvalho também precisou esperar por voo na manhã desta quarta-feira, e reclamou do cancelamento.
“Informaram que era devido a problemas técnicos na pista né. Eu acho que devia ter um plano B ou C porque a gente que trabalha é complicado. Eu vou no hotel agora e poder retornar só as 14h”, disse.
Além do voo que sairia de Viracopos pousando em Salvador, outras duas rotas envolvendo Campinas foram prejudicadas pelo fechamento no Aeroporto Luís Eduardo Magalhães, sendo dois voos que decolariam da capital baiana para pousar em Viracopos. Segundo as companhias aéreas, pelo menos 52 voos que pousariam ou decolariam de Salvador foram afetados.
Em Salvador, depois de 12 horas de paralisação, a situação voltou ao normal e os pousos e decolagens foram retomados no começo desta quarta. A concessionária responsável informou que a interrupção das atividades aconteceu por conta de restrições operacionais e que um aviso foi colocado em diversos pontos do terminal, explicando a suspensão.
O QUE DIZEM AS COMPANHIAS AÉREAS
Em nota, a Azul informou que, devido à queda do sistema de balizamento do Aeroporto de Salvador, precisou alternar três voos e cancelar outros cinco.
“A companhia ressalta que os Clientes receberam todo o atendimento necessário da equipe local da Azul, conforme prevê a resolução 400 da Anac, sendo reacomodados em outros voos da companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações”.
Já a Latam informou que por causa do problema alguns voos com destino e origem à localidade foram alternados e cancelados.
“A companhia ressalta que os passageiros afetados estão sendo reacomodados em voos posteriores e que está prestando toda a assistência necessária”.
LEIA MAIS