A Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) registrou neste ano 852 inscrições de estudantes para as vagas olímpicas, modalidade que permite o ingresso nos cursos de gradução na Universidade Estadual de Campinas.
O número de interessados é 82% superior aos 468 registrados na edição anterior. Além disso, aumentou de 24% em 2021 para 38,4% em 2022 o percentual de mulheres inscritas. Foram 112 no ano passado. Já neste ano, são 326 candidatas.
A modalide é voltada para alunos de escolas públicas e privadas medalhistas, ou que tenham tido ótimo desempenho em competições de conhecimento do Ensino Médio que sejam aceitas no processo (entenda mais abaixo).
HISTÓRICO
O crescimento de 82% entre 2021 e 2020 acompanha a tendência de expansão iniciada em 2019, primeiro ano da modalide de ingresso na Unicamp. Na primeira edição, foram 283 inscritos. No ano seguinte, o número saltou pata 407, acréscimo de 43,8%.
Para o diretor da Comvest, José Alves de Freitas Neto, crescimento precisa ser valorizado. “O processo está se consolidandoe e a modalide é muito bem aceita tanto pelos estudantes, como pelas associações que organizam as olimpíadas”, diz.
CANDIDATOS POR VAGA
Para o ingresso em 2022, são 33 opções de cursos com 122 vagas. Entre as opções mais procuradas, estão Ciências Biológicas, Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos.
A lista com as relações candidatos-vaga pode ser consultada no site www.comvest.unicamp.br.
COMO FUNCIONA
De acordo com as regras do edital, os candidatos não precisam fazer nenhuma prova. Os inscritos são convocados em ordem decrescente para o curso escolhido como primeira opção.
A chamada leva em conta a pontuação obtida na olimpíada ou competição. Se houver vagas não preenchidas, serão chamados os candidatos que optaram pelo curso como segunda opção.
A convocação para a matrícula será feita em até seis chamadas por curso. A primeira dela será divulgada no dia 21 de fevereiro no site da Comvest. O processo será feito de maneira on-line.