Estudantes do ensino superior podem participar da 32ª edição do PBV (Programa Bolsas de Verão), do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais). Gratuitas, as inscrições estão abertas até o dia 23 de setembro e podem ser feitas pela internet – clique aqui.
O programa é voltado a alunos de graduação das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Tecnologias, Ciências Biológicas e Saúde, da América Latina e Caribe e já acolheu mais de 450 estudantes ao longo de suas edições.
Os candidatos aprovados no programa serão recebidos no campus do CNPEM, em Campinas, a partir de 8 de janeiro de 2025.
Como funciona o Programa Bolsas de Verão
O principal objetivo do Programa Bolsas de Verão é difundir ciência e estimular jovens estudantes a seguirem carreiras científicas e de desenvolvimento tecnológico. Cada aluno selecionado terá como desafio desenvolver um projeto de pesquisa multi e/ou interdisciplinar proposto por pesquisadores do CNPEM e apresentar seus resultados na forma de seminários e de um relatório final de pesquisa.
Os projetos a serem desenvolvidos terão abordagens multi e/ou interdisciplinares, e estarão enquadrados em grandes áreas temáticas como:
- Saúde;
- Agricultura;
- Meio Ambiente;
- Energias e materiais renováveis;
- Tecnologias quânticas;
- Tecnologias Habilitadoras: Ciência com luz síncrotron, Bioimagem, Síntese e caracterização de materiais, Aceleradores de partículas, Engenharia e Instrumentação científica, Caracterização em Nanoescala;
- Micro e Nanofabricação;
- Síntese;
- Teoria e Ciência de Dados.
“O PBV oferece uma experiência imersiva em um dos mais importantes centros de pesquisa do Brasil, conectando estudantes com as fronteiras do conhecimento em diversas áreas. Somente ao chegar ao campus do CNPEM, em janeiro de 2025, será revelado ao estudante qual o projeto, quem serão seus orientadores e em qual Unidade do CNPEM passará o programa”, informou a organização.
A iniciativa foi realizada pela primeira vez em janeiro e fevereiro de 1992, quando o LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron) desenvolvia o projeto de um acelerador de elétrons para a produção luz síncrotron, primeiro equipamento desse tipo no Hemisfério Sul. A partir daquele ano, o programa passou a ser regularmente realizado sempre nos meses de Verão no Brasil e, também, período de férias para os estudantes universitários da América Latina e Caribe.
Benefícios aos aprovados
Os aprovados serão recebidos no campus do CNPEM, em Campinas, e vão contar com diversos benefícios:
- Passagem aérea de ida e volta;
- Suporte psicológico e pedagógico;
- Seguro de assistência em viagem;
- Alimentação, hospedagem e transporte diário entre a residência temporária e o CNPEM.
*Com informações da Agência Brasil
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA
Policial aposentado é preso após fazer companheira de refém; vídeo mostra resgate
Piracicaba tem inscrições abertas para aulas gratuitas de futsal; veja como participar