O programa Colmeias Unicamp oferece um cursinho pré-vestibular virtual para adolescentes da Fundação Casa, vinculada à Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. No ano de 2023, o cursinho conta com a participação de 40 adolescentes da Fundação.
Segundo a Unicamp, no ano anterior, cinco adolescentes da Fundação Casa que participaram do cursinho virtual ingressaram em diferentes universidades. Esses cinco estudantes são parte de um grupo de 30 jovens que frequentaram o cursinho durante apenas seis meses.
O programa permite que jovens da Fundação Casa que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio, o que representa cerca de 50% do total de 4.989 adolescentes das 111 unidades espalhadas por todo o Estado, adicionem as aulas noturnas do cursinho pré-vestibular virtual do Colmeias à sua rotina.
LEIA TAMBÉM
População com renda de R$ 2 a R$ 20 mil: Como renegociar dívidas na Faixa 2 do Desenrola Brasil?
Posto no Centro é interditado por irregularidades em combustível
Criado pela professora Josely Rimoli e pelo professor Marcelo Maialle, ambos da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas), o Colmeias foi instituido como um programa de extensão da ProEC (Pró-reitoria de Extensão e Cultura) da Unicamp em 2022.
A iniciativa começou em Limeira, em 2010, com um cursinho pré-vestibular presencial com aulas voltadas para comunidades carentes e periféricas e ministradas por estudantes da Unicamp. Em 2021, durante a pandemia, o cursinho implantou um projeto-piloto de aulas virtuais e abriu vagas para indígenas e quilombolas de todo o país. Em 2022, chegou à Fundação Casa.
ATENDIMENTO MÉDICO
A médica Silvia Santiago coordena a DeDH (Diretoria Executiva de Direitos Humanos) da Unicamp e encabeçou o processo que levou à formalização do convênio, em 2018, entre a Universidade, o Ministério Público e a Fundação Casa. A parceria está prestes a ser renovada.
Há cinco anos, teve início o atendimento médico realizado por estudantes de Medicina, que foi uma derivação de uma ação já existente e coordenada pela própria Santiago, na Penitenciária Feminina de Campinas.
O cursinho pré-vestibular virtual do Colmeias chegou em 2022 para ampliar o convênio a partir de uma demanda levada à Unicamp pela promotora da Infância e da Juventude de Campinas Elisa De Divitiis Camuzzo, a mesma que havia procurado a Unicamp para oferecer atendimento médico aos adolescentes da fundação, em 2017.
Em média, são realizadas oito consultas com adolescentes por semana e cerca de 350 consultas por ano, incluindo os retornos. Entre as principais queixas estão situações relacionadas a transtornos de ansiedade e de depressão, além de dermatoses como acne, dermatite seborreica e infecções sexualmente transmissíveis.
LEIA MAIS
Whatsapp ilimitado vai acabar? Operadoras revisam estratégia