- Publicidade -
CotidianoPrograma da Unicamp tem 40 alunos da Fundação Casa em busca de vagas em universidades

Programa da Unicamp tem 40 alunos da Fundação Casa em busca de vagas em universidades

De acordo com a Unicamp, cinco adolescentes ingressaram em diferentes universidades no ano passado; iniciativa oferece cursinho virtual

- Publicidade -

 

Programa da Unicamp oferece curso para adolescentes da Fundação Casa (Foto: Felipe Bezerra)

O programa Colmeias Unicamp oferece um cursinho pré-vestibular virtual para adolescentes da Fundação Casa, vinculada à Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo. No ano de 2023, o cursinho conta com a participação de 40 adolescentes da Fundação.
 

Segundo a Unicamp, no ano anterior, cinco adolescentes da Fundação Casa que participaram do cursinho virtual ingressaram em diferentes universidades. Esses cinco estudantes são parte de um grupo de 30 jovens que frequentaram o cursinho durante apenas seis meses.
 

O programa permite que jovens da Fundação Casa que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio, o que representa cerca de 50% do total de 4.989 adolescentes das 111 unidades espalhadas por todo o Estado, adicionem as aulas noturnas do cursinho pré-vestibular virtual do Colmeias à sua rotina.

 

LEIA TAMBÉM

População com renda de R$ 2 a R$ 20 mil: Como renegociar dívidas na Faixa 2 do Desenrola Brasil?

- Publicidade -

Posto no Centro é interditado por irregularidades em combustível
 

Criado pela professora Josely Rimoli e pelo professor Marcelo Maialle, ambos da FCA (Faculdade de Ciências Aplicadas), o Colmeias foi instituido como um programa de extensão da ProEC (Pró-reitoria de Extensão e Cultura) da Unicamp em 2022.
 

A iniciativa começou em Limeira, em 2010, com um cursinho pré-vestibular presencial com aulas voltadas para comunidades carentes e periféricas e ministradas por estudantes da Unicamp. Em 2021, durante a pandemia, o cursinho implantou um projeto-piloto de aulas virtuais e abriu vagas para indígenas e quilombolas de todo o país. Em 2022, chegou à Fundação Casa.
 

ATENDIMENTO MÉDICO
 

A médica Silvia Santiago coordena a DeDH (Diretoria Executiva de Direitos Humanos) da Unicamp e encabeçou o processo que levou à formalização do convênio, em 2018, entre a Universidade, o Ministério Público e a Fundação Casa. A parceria está prestes a ser renovada.
 

Há cinco anos, teve início o atendimento médico realizado por estudantes de Medicina, que foi uma derivação de uma ação já existente e coordenada pela própria Santiago, na Penitenciária Feminina de Campinas.
 

O cursinho pré-vestibular virtual do Colmeias chegou em 2022 para ampliar o convênio a partir de uma demanda levada à Unicamp pela promotora da Infância e da Juventude de Campinas Elisa De Divitiis Camuzzo, a mesma que havia procurado a Unicamp para oferecer atendimento médico aos adolescentes da fundação, em 2017.
 

Em média, são realizadas oito consultas com adolescentes por semana e cerca de 350 consultas por ano, incluindo os retornos. Entre as principais queixas estão situações relacionadas a transtornos de ansiedade e de depressão, além de dermatoses como acne, dermatite seborreica e infecções sexualmente transmissíveis.

 

LEIA MAIS

Whatsapp ilimitado vai acabar? Operadoras revisam estratégia

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -