- Publicidade -
CotidianoQuase 50% dos bares e restaurantes da região de Campinas têm lucro em agosto

Quase 50% dos bares e restaurantes da região de Campinas têm lucro em agosto

Setor está otimista com o resto do ano e pensa em contratações, de olho na Copa do Mundo

- Publicidade -

 

Setor de bares e restaurantes está otimista para o resto do ano em Campinas e região (Foto: Denny Cesare/Código19)
Setor de bares e restaurantes está otimista para o resto do ano em Campinas e região (Foto: Denny Cesare/Código19)

A nova pesquisa da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), em todo território nacional, aponta que 45% dos estabelecimentos do setor fecharam o mês de agosto com lucro. O levantamento ouviu 1.670 empresários entre 24 e 31 de agosto. Se comparado com o resultado da última sondagem, que aconteceu em junho, o resultado é positivo, já que na ocasião eram só 37% que fecharam o mês no azul.

Ainda segundo o estudo, 19% dos entrevistados disseram que terminaram agosto no vermelho. Esse é o menor patamar desde o início da pandemia, índice menor do que o registrado em junho, quando 26% dos estabelecimentos não fecharam as contas.

Segundo Matheus Mason, presidente da Regional Campinas da Abrasel, que engloba cerca de 50 cidades do interior paulista, os índices na região seguem a tendência nacional e os resultados animam o setor para contratações. 

 

“As vagas estão sendo abertas e muitas preenchidas, mas ainda temos uma grande dificuldade para encontrar mão-de-obra qualificada, o que virou um dos maiores desafios para os bares e restaurantes da região no momento”, completa.

 

 

 

- Publicidade -

LEIA MAIS

Campinas registra 3,2 mil fraudes na rede de energia elétrica em 2022

Corrida Integração volta após dois anos com vitórias brasileiras

 

SEGUNDO SEMESTRE

O setor demonstra otimismo também em relação às contratações, principalmente por causa da chegada da Copa do Mundo e do Verão, que devem aumentar o movimento nos bares e restaurantes. 38% dos entrevistados responderam que devem contratar até o fim do ano. O índice é um pouco superior ao registrado na pesquisa anterior, quando 36% mostravam intenção de admitir novos empregados. De acordo com o levantamento de agosto, 54% esperam manter o quadro de funcionários e só 7% pensam em demitir.

Para Paulo Solmucci, presidente-executivo nacional da Abrasel, fatores como a redução nos índices da inflação e a entrada de dinheiro na economia por meio de programas sociais animam o setor. 

 

“A volta do movimento aponta para um segundo semestre bom para a maioria. Devemos ter a confirmação da nossa previsão de gerar mais 100 mil novas vagas até o fim do ano. Mas não podemos descuidar daqueles que ainda não conseguiram colocar o negócio nos trilhos”, pontua Solmucci.

 

CRÉDITO

A pesquisa também mostrou uma leve melhora no crédito. O número de empresas com empréstimos bancários ficou estável em relação ao levantamento anterior, mas o número dos estabelecimentos que estão inadimplentes caiu de 27% para 23%. Em relação àqueles que têm dívidas com o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte), o índice ficou no mesmo patamar: 15%.

 

LEIA TAMBÉM

Passagens aéreas ficam mais baratas que a inflação

 

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -