Dois postes de energia caíram no final da tarde de ontem (5) no Jardim do Lago, em Campinas, e causaram prejuízos a comerciantes. O Campinas Shopping ficou sem energia e as lojas precisaram ser fechadas. Moradores do bairro e outras empresas também ficaram sem luz.
Os dois postes caíram e ficaram atravessados na Rua dos Gráficos. Um terceiro também foi tombado pela força dos fios que esticaram. Ainda não se sabe o que causou a queda das estruturas. A suspeita dos técnicos da CPFL é que um poste de madeira foi o primeiro a ir ao chão, causando a queda do segundo, que era de concreto. Um dos transformadores também caiu e quebrou, chegando a vazar óleo na rua.
A rua foi interditada pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), mas antes do bloqueio motoristas se arriscaram e desviaram a passagem pela lateral, na calçada, bem próximo aos fios.
LEIA TAMBÉM
Veja como fica o tempo neste começo de semana em Campinas
Campinas retoma aulas para 61 mil estudantes nesta segunda-feira
APAGÃO EM SHOPPING
A queda dos postes gerou corte no fornecimento de energia da região, e gerou um “apagão” no Campinas Shopping, que fica próximo ao local da queda. Imagens feitas por clientes mostram corredores escuros e escada rolante desligada.
Os geradores do centro de compras foram acionados para que luz fosse restabelecida, mas algumas lojas fecharam e liberaram os funcionários mais cedo. Em nota, a assessoria do shopping informou que devido ao problema da queda em poste externo, o shopping registrou falta de energia das 18h15 até 19h45. Durante todo este período, o shopping funcionou com ajuda de geradores.
“De repente a luz se foi do nada, a gente ficou até assustado, porque lá dentro tinha muitas coisas ligadas e fez um barulho. A gente achou que ia voltar logo, mas demorou para voltar”, relatou a cliente Regiane Leal.
Durante o período, somente clientes do supermercado, que não sofreu corte de energia, puderam entrar no estacionamento.
SEM TRABALHO
Em um posto de combustível que fica na mesma rua onde caíram os postes, os funcionários também ficaram sem conseguir trabalhar.
“Estava trabalhando em dia normal aqui, de repente ouvimos um barulho, um estrondo, os fios balançando aqui, aí acabou a energia, fomos ver o que era e vimos que caiu dos postes mais para baixo”, relatou Márcio de Souza. Segundo ele, o estabelecimento não tinha gerador.
O QUE DIZ A CPFL
Em nota, a CPFL Paulista informou que equipes atenderam a ocorrência durante a noite e manobras de carga foram realizadas para deixar o menor número possível de clientes desabastecidos enquanto a substituição de postes era realizada no local. A troca dos postes foi feita ainda durante a noite por uma equipe com caminhão e a causa da queda vai ser apurada.
LEIA MAIS
Peito bovino gaúcho: Aprenda a fazer esse corte com o Churrasqueadas