Uma queimada em uma área de mata perto de casas no Jardim Bom Sucesso, em Campinas, assustou moradores e quem passava pelo local na tarde desta terça-feira (7).
A altura das chamas e a fumaça impressionou até os moradores dos bairros vizinhos, que chegaram a enviar imagens à Eptv.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, e a corporação foi ao local para combater o fogo. Ainda de acordo com os militares, nenhuma casa foi atingida e também não houve feridos pela queimada.
Este ano, os Bombeiros de Campinas já atenderam três vezes mais ocorrências que no mesmo período do ano passado. Em 2023 foram 129. Já em 2024, 456. Só no fim de semana, foram 42 atendimentos.
Ontem (6), no Bairro Bomfim, um morador flagrou o momento em que um homem colocava fogo em uma área, perto da linha do BRT.
Já em Paulínia, um homem de 21 anos foi preso no domingo (5) depois de ter sido flagrado por câmeras de segurança municipais colocando fogo em um mato nas margens de uma avenida no Parque Brasil.
Em Valinhos, uma empresa de reciclagem também pegou fogo depois que uma queimada começou em uma área de mato e as chamas se alastraram.
A Defesa Civil começou a operação estiagem, que termina em setembro. São ações de prevenção e monitoramento, intensificadas neste período, com a ajuda do radar que identifica queimadas e emite um alerta.