A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) segue como a segunda melhor universidade brasileira, de acordo com o ranking mundial elaborado pela consultoria britânica THE (Times Higher Education). A primeira colocada é a USP (Universidade de São Paulo). Foram avaliadas 1,8 mil instituições de ensino superior em 104 países.
A Universidade de Oxford, na Inglaterra, lidera o ranking, que foi divulgado na última terça-feira (11). Na sequência vem a Universidade de Harvard (EUA), Universidade de Cambridge (Inglaterra) e Universidade Stanford (EUA). Na classificação geral, a Unicamp fica entre as posições 401 e 500, a Universidade Estadual de Campinas também é a terceira colocada na América Latina.
LEIA MAIS
Campinas recebe Cápsula da Ciência, a partir desta segunda
Sete em cada dez mulheres que congelam óvulos têm 35 anos ou mais
METODOLOGIA
A consultoria britânica leva em consideração 13 indicadores distribuídos em cinco áreas:
- Ensino
- Pesquisa
- Citações
- Receita industrial
- Internacionalização.
A Unicamp obteve sua melhor classificação no indicador de ensino, em que se encontra na 127ª posição mundial. O Brasil é o país da América Latina com melhor desempenho. Das 62 instituições brasileiras que foram avaliadas, 51 são públicas.
REPERCUSSÃO
José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp, ressaltou a boa classificação das universidades estaduais paulistas. Segundo ele, a boa colocação não apenas da Unicamp, mas também da USP e da Unesp, nos principais rankings internacionais, é reflexo direto da autonomia financeira conquistada pelas estaduais paulistas em 1989.
“É esse mecanismo que lhes garante condições, desde então, para planejar seus investimentos em ensino, pesquisa e extensão de acordo com as necessidades e interesses da sociedade, sempre contribuindo para o desenvolvimento de São Paulo e do país.”, ressaltou o reitor.
LEIA TAMBÉM