A Receita Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira (29) mandados de busca e apreensão contra empresas do setor de plásticos suspeitas de sonegar impostos em Campinas, Indaiatuba e Mogi Mirim. O objetivo é obter provas para detalhar o desvio de grandes quantias entre multas e tributos (leia abaixo).
Conforme o órgão, além dos municípios na região de Campinas, as ações acontecem ainda em outras sete cidades do estado, incluindo a capital, e também em locais de Santa Catarina. Juntas, as empresas investigadas teriam desviado, ao todo, R$ 1,5 bilhão, quantia que deve agora ser recuperada.
Como era o esquema investigado pela Receita Federal?
De acordo com a apuração, as companhias se especializaram em fraudes no setor de moldes plásticos e o esquema acontecia usando empresas de fachada, que eram substituídas regularmente com o objetivo de sonegar impostos.
Ainda conforme os auditores, os alvos emitiam notas frias de compra e venda, e algumas entidades chegavam a ter galpões de depósito de mercadorias para simular transações. Outras, porém, existiam somente pra movimentar grandes valores em dinheiro e dificultar o rastreamento da organização criminosa.
Não há informações sobre prisões, mas os envolvidos ligados às atividades ilegais vão responder por crime de sonegação fiscal, ainda segundo a Receita.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Quem nasce em 29 de fevereiro comemora o aniversário em qual dia?