- Publicidade -
CotidianoReclamações nos ônibus da EMTU crescem 34,6% na região; veja queixas

Reclamações nos ônibus da EMTU crescem 34,6% na região; veja queixas

Segundo dados, serviço recebeu 1.087 mil reclamações no ano passado, contra 807 em 2022

- Publicidade -

Cresceu o número de reclamações sobre falhas no transporte intermunicipal na região de Campinas. Dados obtidos pela EPTV via LAI (Lei de Acesso à Informação) mostram que a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) registrou, em 2023, 1.087 queixas de usuários. O total representa 34,69% a mais que as denúncias feitas durante todo o mesmo período em 2022 (807 ocorrências). Além disso, só neste 1° semestre deste ano, foram registradas 514 denúncias. 

Segundo o levantamento, a falha nos horários dos ônibus foi a principal causa de reclamações dos usuários, mas reclamações contra funcionários, inobservância do ponto e superlotação também aparecem entre os problemas recorrentes.

Qual a linha com mais reclamações?

Algo em comum desde 2022 é que a linha 695, que liga Campinas e Hortolândia, aparece como a campeã de queixas. Veja:

  • 2022: 49 reclamações – superlotação (27) e horários (12) foram as maiores queixas
  • 2023: 134 reclamações – horário (87) e funcionários (40) foram as maiores queixas
  • 2024 (1º semestre): 56 reclamações – funcionários (31) e horários (19) foram as maiores queixas

A copeira Elaine Cristina Gomes relatou os problemas que enfrenta com a linha. “A gente paga caro na passagem, está R$ 5,95. Quando tem ônibus, ele quebra, e com isso a gente tem que dar o nosso jeito para chegar no horário. Tem que ir para o bairro vizinho onde tem ônibus para conseguir chegar no horário”, disse. 

O que diz a EMTU?

Em nota, a EMTU defende que tem feito “fiscalizações e operações diárias para adequar a oferta de viagens à demanda de passageiros e garantir o cumprimento de horário das partidas, e também fazer os ajustes necessários quando for preciso”.

A empresa ainda justifica que o aumento dos congestionamentos nas rodovias que cortam a região de Campinas nos últimos anos impacta diretamente no tempo de viagem e no cumprimento dos horários.

Sobre a linha 695, campeã das reclamações, a EMTU pontou que são 21 viagens realizadas entre segunda a sexta e que a oferta é adequada a demanda de passageiros. 

- Publicidade -

“Se constatada a necessidade, ajustes serão feitos para melhorar o atendimento aos passageiros”, completa.

*Com informações de Paulo Gonçalves/ EPTV Campinas

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294.

LEIA NO ACIDADE ON PIRACICABA

Desfile de 7 de Setembro em Nova Odessa terá novo local

51º Salão de Humor de Piracicaba começa hoje; veja até quando visitar

- Publicidade -
Laura Nardi
Laura Nardi
Assistente de Mídias Digitais no ACidade ON Campinas. Graduanda em Jornalismo pela PUC-Campinas, tem passagem pelos portais Tudo EP e Jornal de Valinhos. Adentrou no Grupo EP em 2023 e atua nos conteúdos digitais, enfaticamente com a parte textual.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -