A região da Escola de Cadetes, no Jardim Chapadão, em Campinas, recebeu ontem (30) uma nova ciclofaixa com extensão de 2,7 km. A nova via para bicicletas é integrada ao Sistema Cicloviário da cidade o que possibilita a conexão com as ciclovias/ciclofaixas já existentes nos Amarais (6,7 km) e na Avenida Dr. Theodureto de Almeida Camargo (1,6 km).
Com a inauguração dessa nova ciclofaixa, os moradores das regiões dos jardins Chapadão e Guanabara agora têm acesso ao Parque Taquaral por meio de bicicleta.
A Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) foi a responsável pelo desenvolvimento do projeto e pela obra no local. Para a realização da obra houve um investimento de R$ 353.700,00. A ciclofaixa ganhou o nome de Escola de Cadetes.
National Geographic encerrará venda da revista em bancas no ano que vem
PERCURSO
O trajeto da Ciclofaixa da Escola de Cadetes começa na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Clube do Círculo Militar. Segue pela Avenida Papa Pio XII até a Praça Tiro de Guerra. Deriva em direção à Avenida Luis Smânio e à Avenida Andrade Neves.
Na Avenida Luis Smânio o sistema segue como calçada compartilhada até a Avenida Dr. Theodureto de Almeida Camargo, onde se interliga com as infraestruturas cicloviárias existentes. Na Avenida Andrade Neves segue como uma calçada compartilhada até a praça 23 de Outubro (Balão do Castelo).
O percurso tem extensão total de 2,7 Km, sendo 1,01 Km de ciclofaixa e 1,69 Km de rota compartilhada. Acrescidos aos 93,6 Km já existentes, Campinas passa a ter 96,3 Km de rotas cicloviárias, segundo a Administração.
Interligações e trajeto
De acordo com a Prefeitura, além de ser uma nova opção para a prática de esporte e de lazer, a interligação promovida pela nova ciclofaixa da Escola de Cadetes amplia as possibilidades para o uso da bicicleta como opção de transporte. Quando a integração ocorre também com o sistema público de transporte essas possibilidades se multiplicam.
TOTAL
Ainda segundo a Prefeitura, o Sistema Cicloviário de Campinas ultrapassará os 100 km em ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas. Serão entregues no segundo semestre, a Ciclovia Pirelli/Terminal Satélite Íris, a estrutura cicloviária que fica entre a Vila Santana no Distrito de Sousas até a Toca da Mangava na estrada para o Distrito de Joaquim Egídio e a Ciclovia da Vila Olímpia.
LEIA MAIS
Defesa de Bolsonaro avalia recorrer da decisão do TSE no STF