- Publicidade -
CotidianoRegião registra queda de 10ºC em menos de 24h e tem alerta de temporais nas próximas horas

Região registra queda de 10ºC em menos de 24h e tem alerta de temporais nas próximas horas

Passagem de frente fria derrubou as temperaturas após onda de calor com recorde de temperatura máxima; veja previsão para os próximos dias

- Publicidade -

A região de Campinas registrou uma queda de quase 10ºC nas temperaturas em menos de 24h. A passagem de uma frente fria na madrugada desta quinta-feira (14) resultou na queda das temperaturas máximas, após uma onda de calor que alcançou temperaturas máximas recordes para o ano no dia anterior.

De acordo com o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Unicamp, as temperaturas máximas diminuíram de 34ºC, registrados às 15h45 de ontem (13), para 24,7ºC às 14h30 de hoje. Além da queda nas temperaturas, Campinas registrou uma chuva fina no começo da tarde.


LEIA TAMBÉM

Unicamp é a 3ª melhor em ranking de universidades da América Latina e Caribe

Ventania derruba árvore de grande porte que interdita rua e afeta serviço de energia

O meteorologista do Centro, Bruno Bainy, prevê que as temperaturas continuarão a cair durante o começo desta noite, e a região poderá experimentar o fenômeno de mínima invertida nas próximas horas.

A mínima invertida ocorre quando a temperatura mais baixa do dia não acontece durante o amanhecer, como de costume. Hoje, Campinas amanheceu com 18,6ºC às 5h e registrou 25ºC durante a tarde. À noite, os termômetros devem registrar cerca de 16ºC.

“A temperatura já está caindo, a máxima foi pela manhã. Com a chuva e a nebulosidade deve ficar relativamente estável, oscilando em torno de 20ºC, ou com pequena queda. À noite é que começa a cair de forma mais ritmada”, informa Bainy.

Rajadas de vento

De acordo com Bainy, as temperaturas devem cair no período da noite devido à ocorrência de ventos mais fortes, atingindo velocidades de até 50 km/h. Ainda segundo o meteorologista, os ventos devem transportar um ar mais frio durante a madrugada.

Alerta de temporais

Além dos ventos mais fortes, a região está sob alerta para o risco de temporais. Apesar de não ter expectativa para tempestades mais severas, com granizo, Campinas deve ter períodos de chuva forte até a madrugada de sexta-feira (15). Até o momento, há previsão de até 10 milímetros de chuva.

- Publicidade -

“Podemos ter temporais, mas não temos expectativa de tempestades severas (com fortes rajadas, granizo, etc). No momento, só tem detecção de descarga elétrica (o que define um temporal) entre São Pedro e Brotas, mas algo bem tímido”, acrescenta Bainy.

Próximos dias

A previsão para a sexta-feira é de nebulosidade variável, com maior nebulosidade no período da manhã e possibilidade de chuvas ainda no período da madrugada, e diminuição da cobertura de nuvens no decorrer do dia. Os ventos persistem com intensidade moderada a forte, e a temperatura máxima está prevista em 25ºC.

A tendência para o sábado (16) é de predomínio de sol. Áreas de neblina podem se formar em regiões de maior cobertura vegetal ou próximas a corpos d’água, que se dissiparão nas primeiras horas da manhã. O dia ainda amanhece com temperaturas relativamente baixas, com mínima em torno de 13ºC, mas as temperaturas sobem durante o dia, devido ao afastamento da massa de ar frio. A máxima prevista é de 30ºC.

“Os dias seguintes devem manter temperaturas (mínimas e máximas) elevadas, ainda mais do que o registrado nesta semana”, finaliza o Centro.


LEIA MAIS

Transtornos mentais são identificados mais cedo em jovens dos anos 2000

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -