A Prefeitura de Campinas anunciou nesta quinta-feira (26) que as obras do projeto de revitalização na Avenida Campos Sales, no Centro da cidade, devem ser concluídas em dezembro deste ano. A abertura de valas teve início hoje e o valor estimado da obra é de R$ 6 milhões – veja os detalhes do projeto abaixo.
De acordo com a Administração, o enterramento dos fios e a retirada dos postes foi realizada a partir de novembro, em parceria com a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), e as obras serão realizadas em etapas, sem a interdição total da via. A Campos Sales é uma das mais importantes da região central.
LEIA TAMBÉM
Polícia investiga morte de criança que se afogou em piscina em chácara de Campinas
Campinas anuncia elaboração de novos concursos públicos; veja cargos previstos
A avenida tem pouco mais de 900 metros e foi escolhida por ser estratégica no Centro. Ela liga a região do pátio ferroviário e Avenida Andrade Neves a vias como Francisco Glicério, General Osório e Ferreira Penteado. Além de receber uma grande quantidade de ônibus do transporte coletivo e possui uma grande quantidade comércios. Segundo o projeto, a revitalização inclui:
- ampliação das calçadas
- faixa exclusiva para ônibus à esquerda e novos abrigos
- baias de estacionamento
- requalificação dos pavimentos das pistas e calçadas
- nova iluminação pública e de monumentos
- nova sinalização semafórica, horizontal e vertical
- mais câmeras de monitoramento
- velocidade máxima permitida mantida em 40 km/h
- enterramento de toda fiação
- mobiliário e paisagismo
- infraestrutura para bancas e abrigos de ônibus
ESTÍMULO PARA O COMÉRCIO
O projeto de revitalização deve ampliar ampliar em 50% as áreas para mobilidade ativa (pedestres e ciclistas), paisagismo e mobiliário; 107% as vagas de estacionamento; 14% os pontos de iluminação pública; 13% as travessias para pedestres.
Além disso, uma ciclofaixa de 900 metros será instalada. Com isso, a Administração pretende incentivar a circulação de pedestres, com o objetivo também de estimular o comércio.
LEIA MAIS
Veja quais são os destinos mais desejados pelos brasileiros em 2023