O roubo de uma moto Honda, modelo Tornado, no sábado (2), em Serra Negra, acende o alerta para uma ação criminosa organizada que coloca em risco motociclistas que viajam pelas estradas entre as cidades do Circuito das Águas, Itapira e sul de Minas Gerais. O pedido de redobrar a atenção partiu da Polícia Militar de Jacutinga (MG), na quinta-feira (31).
O ataque em Serra Negra bate com o modus operandi apurado por policiais mineiros. De acordo a corporação, dois homens em uma moto Honda XRE se aproximam das vítimas, apontam a arma e levam as motocicletas. A Tornado roubada na estância do Circuito das Águas foi encontrada abandonada em uma área rural por guardas municipais, em Itapira.
Segundo os agentes, após o roubo, a dupla fugiu pela SP-105, que liga Serra Negra ao entroncamento da SP-352, rodovia Amparo a Itapira. Já na área rural de Itapira encontraram um outro motociclista com uma Yamaha XT-660 e voltaram a agir. Abandonaram a Tornado e levaram a moto preparada para trilhas.
Policiamento reforçado
O tenente da PM de Jacutinga Fernando Ovídio Florêncio disse que o policiamento entre os distritos de Sapucaí e Eleutério, divisa da cidade mineira com Itapira, foi reforçado depois que sete roubos atribuídos à dupla foram registrados entre domingo (28) e quarta-feira (31). “Sete motocicletas foram levadas, três em apenas um dia”, revela.
O modelo de ataque é o mesmo cometido em Serra Negra ontem. A dupla (piloto e garupa) com uma XRE (vermelha/alaranjada) emparelha com a vítima, mostra a arma e pede para o motociclista parar. Depois, fogem um em cada moto. Além dos veículos, costumam levar bens pessoais, relógios, celulares e equipamentos.
A o tenente da polícia de Jacutinga observa que os ataques acontecem com maior frequência do lado paulista. O policial disse que já se reuniu com os comandos da Guarda Municipal de Itapira e da Polícia Militar da região para juntos deflagrarem uma operação para brecar os bandidos. Até a manhã deste domingo (3) não haviam pistas.
Dicas da Polícia Militar
*Atenção redobrada para a percepção de alguma moto estranha na proximidade (Honda XRE/vermelha/alaranjada);
*Nos passeios mais longos, tente andar em comboio;
*Não reaja ao assalto e procure manter a calma ao ser abordado.