O sábado (12) deve ser de predomínio de sol a céu parcialmente nublado, em Campinas. De acordo com a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, as temperaturas ficam entre 17ºC e 33ºC.
Segundo o Centro, o calor será favorecido pela aproximação de uma frente fria, que deve passar pelo litoral paulista neste domingo (13). Para o sábado, não há previsão de chuvas e a umidade relativa do ar deve ficar em torno de 20%.
LEIA TAMBÉM
Frente fria volta para derrubar temperaturas, trazer chuva e ventos fortes a partir de domingo
Caixa da Barbie adaptada para cadeirantes atrai pessoas com deficiência em cinema; veja fotos
Com isso, voltam as recomendações de hidratação regular e umidificação de ambientes, bem como o uso de soluções adequadas para pele, olhos e mucosas ressecados, sobretudo pessoas com maior sensibilidade ou condições de saúde que possam ser agravadas pelo tempo seco.
Permanece também a orientação de atenção quanto ao início de focos de queimadas, especialmente ações humanas que podem resultar nesses focos, como (mas não limitado a) fogueiras, queima de lixo e de vegetação, e o descarte de bitucas de cigarro.
Frente fria
No domingo, as temperaturas podem cair até 7ºC, com máxima prevista em 26ºC. Além disso, a passagem da frente fria pelo litoral do estado mantém a presença de nuvens na região no decorrer do dia, alternando céu parcialmente nublado e nublado.
No período da tarde e noite, a sensação térmica pode diminuir ainda mais por conta dos ventos que sopram com intensidade moderada a forte, com velocidades médias em torno de 35 km/h. Também são esperadas rajadas ocasionais da ordem de 50 km/h.
De acordo com o Cepagri, a sensação de frio também será intensificada pela formação de nuvens e possibilidade de chuva. No domingo, a umidade relativa do ar deve ser de 50%.
“Esses ventos transportam um ar a temperaturas ligeiramente mais amenas (mais baixas) e também transportam umidade do oceano para a região, aumentando a URA, cujo valor mínimo fica em torno de 50%, e favorecem a formação de nuvens, mas com baixa expectativa de chuva que, se ocorrer, será na forma de chuvisco rápido e isolado principalmente à noite”, informa o Centro.
LEIA MAIS
Pandemia transforma valores e resgata dilema da produtividade vs. bem-estar