O primeiro dia de outubro será marcado por uma grande variação de nebulosidade na Região de Campinas, havendo períodos de sol, de céu parcialmente nublado e nublado, podendo até ocorrer pancadas de chuva a qualquer momento do dia. A previsão é do Cepagri (Centro de Meteorológicas e Climáticas aplicadas à Agricultura) da Unicamp, que também aponta a possibilidade de temporais locais, podendo ocorrer trovoadas e fortes rajadas de vento. As temperaturas seguem amenas, variando entre 16ºC e 24ºC.
Para o domingo, dia de votação do primeiro turno das Eleições 2022, a expectativa é de predomínio de sol, com uma amplitude térmica maior. Os termômetros devem marcar entre 16ºC e 28ºC na região, ainda de acordo com o Cepagri. A previsão para o dia é de ventos fracos, aumentando a intensidade, entre moderada e forte, a partir do entardecer. Durante a semana, o frio vai perdendo força, mas a nebulosidade seguirá variando.
LEIA MAIS
Eleições: 52,5% dos eleitores são mulheres na região de Campinas
Praça no Centro de Campinas guarda o túmulo de Carlos Gomes; entenda
OUTUBRO
Campinas terá um mês de outubro com temperaturas abaixo da média e pancadas de chuva durante vários dias, segundo a previsão estendida do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp. De acordo com o meteorologista Bruno Bainy, as precipitações seguem recorrentes durante os primeiros dias do mês.
“Até o dia 10, os indicativos são de volumes mais elevados de chuva. Pra semana que vem, a expectativa é que teremos pancadas de chuva durante vários dias”, relata. Segundo Bainy, esse cenário é comum para a época do ano.
“Na verdade, outubro já é um mês bem mais chuvoso do que setembro. Em termos de volume, é praticamente o dobro do volume climatológico. Em setembro, a média é de 62 mm, e outubro, esse volume já vai para 120 mm. Então, os indicativos não apontam para um período de estiagem ou ondas de calor como a gente teve nos últimos anos. Nesse outubro, a gente deve ter chuvas regulares e intervalos menores entre um episódio de chuva e outro”, explica.
De acordo com a média histórica, que acompanha os registros entre os anos de 1991 e 2020, o mês de outubro costuma ter uma média de 117,1 milímetros de chuva em cerca de 8,6 dias de precipitação. Vale lembrar que, já na última quarta-feira (28), setembro foi o mais chuvoso dos últimos sete anos em Campinas.
CLIMA AMENO
Além disso, outubro deve apresentar temperaturas abaixo da média e um clima ameno. De acordo com o meteorologista, essa queda nos termômetros será causada pela maior presença de nebulosidade ao longo do mês.
“As previsões estendida e sazonal indicam outubro com temperaturas abaixo da média, em todo o período. Pela época do ano, em que as frente frias são menos comuns e, quando chegam, menos intensas, o que inferimos é que as temperaturas ficarão mais amenas em virtude da maior presença de nebulosidade durante o mês”, afirma Bainy.
Apesar do clima mais ameno, Bruno ressalta que ao dizer que as temperaturas ficarão abaixo da média durante o mês não significa, necessariamente, que teremos um outubro de frio. Segundo a média histórica dos registros do Cepagri, outubro costuma ter temperatura média de 23,7ºC.
LEIA TAMBÉM
Meningite: Média de mortes cresce no País, que vê baixa adesão à vacinação