Campinas tem previsão de mínima invertida neste sábado (29). O fenômeno ocorre quando a temperatura mínima é registrada no período do noite, e não durante a manhã. De acordo com a previsão do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, a mínima vai acontecer à noite, na casa dos 15ºC.
Ainda de acordo com o Centro, os ventos também voltam a apresentar intensidade forte a partir do anoitecer. Com isso, as temperaturas devem ter um declínio principalmente nas mínimas.
“Os ventos mais intensos impulsionam a entrada de umidade e um ar ligeiramente mais frio, que proporcionará um declínio térmico, principalmente nas mínimas, e no sábado, a mínima ocorrerá à noite, na casa dos 15ºC”, informa a previsão.
LEIA MAIS
Vai fazer frio no final de semana? Veja como fica o tempo com chegada de nova frente fria
Conheça histórias e mistérios do túnel de pedestres da Vila Industrial, em Campinas
NO ESTADO
O fim de semana deve ser de chuva fraca e temperaturas baixas na capital paulista, segundo previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), órgão da Prefeitura de São Paulo. Apesar da passagem da frente fria pelo litoral, não há previsão de frio extremo.
“São esperadas chuva fraca e chuviscos intermitentes na faixa leste do Estado, inclusive na região metropolitana. A temperatura mínima deve ser de 15°C e a máxima em torno dos 27°C, com taxa de umidade do ar entre 32% e 95%”, informa a previsão.
No sábado, o dia será marcado por nuvens e chuviscos intermitentes em decorrência do vento predominante de sul/sudeste. A grande quantidade de nuvens vai impedir que as temperaturas subam muito. A mínima deve ser de 14°C e a máxima não deve passar dos 18°C, gerando sensação de frio ao longo do dia. A umidade do ar deve ficar elevada, acima dos 55%.
LEIA TAMBÉM
Sorveterias brasileiras estão entre as melhores do mundo