Qualquer morador ou visitante de Campinas que tenha passeado pelas ruas do Jardim Chapadão já deve ter percebido um belo prédio em estilo colonial e cor de rosa. O local abriga a EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) e chama a atenção por ser um dos ícones arquitetônicos mais bonitos da cidade. Mas você sabe o porquê da cor rosa na escola de cadetes em Campinas?
Campinas completa 249 anos nesta sexta-feira (14). Confira aqui a programação de eventos para a data!
LEIA TAMBÉM
Estado abre concurso para 1,1 mil vagas de agente penitenciário; salário é de R$ 3,5 mil
Com Unicamp, CNPEM e Sirius, Campinas é polo de inovação e tecnologia em SP
De acordo com a Prefeitura de Campinas, quando o projeto arquitetônico do prédio entrou em fase de acabamento, na década de 1970, a cor rosa foi escolhida por ser o revestimento utilizado na época.
“Essa era a cor das moradias existentes na área da antiga Fazenda Chapadão. O revestimento das construções era feito a partir de um composto de barro, óleo de baleia, cal e ostra moída, que resultava nessa tonalidade”, explica.
O prédio da EsPCEx foi feito em estilo colonial espanhol é uma das sete maravilhas da cidade. A construção do Complexo Militar teve início em 1944 e o projeto é de autoria do engenheiro e arquiteto Hernani do Val Penteado.
O QUE É?
A Escola Preparatória de Cadetes seleciona e prepara o futuro cadete da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), iniciando a formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. Todo ano, cerca de 500 alunos de diversas regiões do Brasil vêm até Campinas e ficam alojados no local em regime de internato, onde recebem, além das aulas e das instruções, fardamento, alimentação e ajuda de custo.
Desde 2017 a instituição passou a receber mulheres combatentes. A expectativa é de que 10% das vagas da escola sejam destinadas às alunas. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 37438166 e (19) 37442042.
VISITAÇÃO
A EsPCEx é aberta ao público e não é necessário fazer agendamento, mas é preciso estar atento a alguns requisitos. Confira:
- não é permitido circular pelo interior da instituição de chinelos, bermuda, camiseta, roupas curtas ou justas
- para ter acesso ao local, é preciso apresentar um documento oficial de identificação pessoal válido no território nacional. No caso de estrangeiros, pode ser o passaporte.
Os horários de visitas são das 7h30 às 12h30 e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana, a escola também recebe visitantes. Para grupos acima de três pessoas, é necessário solicitar a visitação pelo e-mail rp@especex.ensino.eb.br.
LEIA MAIS