Quarta-feira (13). Este é o dia em que está prevista a chegada de uma nova onda de calor muito acima da média ao Sudeste – região na qual Campinas está inserida. Com isso, os termômetros podem chegar até os 40ºC, muito acima das médias para esta época do ano, segundo dados da empresa de meteorologia MetSul. O motivo? Uma massa de ar vinda da Argentina e do Paraguai, que deve impactar também os estados do Sul e do Centro-Oeste.
Em dezembro geralmente chove no interior de São Paulo, aplacando o calor, mas este ano, segundo a MetSul, será diferente porque as intempéries não deverão ocorrer como de costume.
El Niño
Em novembro, a cidadeon Campinas adiantou a previsão de temperaturas mais quentes para dezembro devido ao relatório da Organização Mundial de Meteorologia (OMM).
Segundo o documento, o El Niño está mais intenso nesta temporada e deve perdurar até abril de 2024, chegando ao clímax agora, em dezembro.
O fenômeno aquece as águas do oceano Pacífico, que é o maior oceano do mundo, impactando inclusive no tempo brasileiro.
“Com certeza, o verão será muito quente, porque estamos com um El Niño de intensidade forte e, também, na fase positiva do Dipolo do Oceano Índico (fenômeno oceanográfico meteorológico que afeta o regime de chuvas e o clima na Ásia), contribuindo (para esse calor)”, afirmou a doutoranda em climatologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Karina Bruno Lima.
Quer ficar ligado em tudo o que rola em Campinas? Siga o perfil do acidade on Campinas no Instagram e também no Facebook.
Receba notícias do acidade on Campinas no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link: bit.ly/3krPaDY
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Campinas e região por meio do WhatsApp do acidade on Campinas: (19) 97159-8294
LEIA TAMBÉM NO TUDO EP
Usar verde no Natal: veja qual é o significado da cor
Pão de queijo vegano: Ana Maria Braga ensina deliciosa opção