- Publicidade -
CotidianoSaidinha: 168 presos não voltaram aos presídios da região de Campinas; em SP são 1,3 mil fugitivos

Saidinha: 168 presos não voltaram aos presídios da região de Campinas; em SP são 1,3 mil fugitivos

Saída temporária é um benefício concedido aos presos do regime semiaberto que já cumpriram parte da pena e têm bom comportamento

- Publicidade -

Levantamento aponta que 168 presos não retornaram aos presídios da região de Campinas após a saída temporária concedida neste mês de junho. A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo) divulgou os números nesta sexta-feira (23) e informou que, no estado inteiro, são 1.380 presos considerados foragidos, pois não cumpriram o prazo obrigatório de retorno.

A saída temporária é um benefício concedido aos presos do regime semiaberto que já cumpriram parte da pena e possuem bom comportamento.

LEIA TAMBÉM

Por que o Carrefour do Cambuí em Campinas fechou? Rede divulga explicação

Campinas faz mutirão de vacina no Parque das Bandeiras durante o final de semana

Na região de Campinas, mais de 3,8 mil detentos foram beneficiados com a saída temporária, que ocorreu entre os dias 13 e 19 de junho – última segunda-feira. A SAP divulgou os números específicos: 

  • 2.180 presos saíram em Campinas, dos quais 97 não retornaram; 
  • 1.537 saíram em Hortolândia, com 71 não retornando; 
  • 97 saíram em Sumaré, todos retornaram.

ENTENDA A SAIDINHA

- Publicidade -

A saída temporária tem o objetivo de promover a ressocialização dos presos e manter os laços familiares fora do sistema prisional. Os presos do regime semiaberto têm direito a até cinco saídas temporárias por ano. 

Essas saídas têm duração de sete dias e não estão diretamente relacionadas a feriados ou datas comemorativas, embora geralmente sejam organizadas dessa forma para facilitar o contato com os familiares.

PARA CONSEGUIR

Para ter direito à saída temporária, os presos do regime semiaberto devem apresentar bom comportamento e ter cumprido pelo menos um sexto da pena, se forem réus primários, ou um quarto, se forem reincidentes. Durante o período de saída, eles devem fornecer um endereço onde podem ser encontrados e devem permanecer nesse local durante o período noturno.

É importante ressaltar que os presos que descumprirem as regras, como frequentar bares, embriagar-se, se envolver em brigas ou cometer qualquer tipo de delito, têm o benefício revogado.

VEJA PRÓXIMAS SAÍDAS

Veja as datas das saidinhas temporárias em 2023 em SP:

  • Março – do dia 14 ao dia 20
  • Junho – do dia 13 ao dia 19
  • Setembro – do dia 12 ao dia 18
  • Dezembro – do dia 23/12 a 03/01

LEIA MAIS

Empresas proíbem o uso do ChatGPT; veja os motivos

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -